Ananias realiza evento sobre saúde materno-infantil na AL

O deputado João Ananias (PCdoB-CE), presidente da Subcomissão Especial destinada a tratar do Fortalecimento da Informação e Prestação de Contas sobre a Saúde das Mulheres e das Crianças, anuncia a realização, nesta quarta e quinta-feira (4 e 5), do 1º Seminário de Parlamentares da América Latina e Caribe para debater a saúde reprodutiva, materna, neonatal e infantil. 

Ananias promove evento internacional sobresaúdematerno-infantil - Ministério da Saúde

Ananias, que é autor do requerimento para realização do evento, explica que o seminário “é de extrema importância, pois precisamos continuar a luta para atingirmos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, Nº 4 e 5, que tratam da mortalidade infantil e materna”.

“Precisamos avançar de forma mais célere, principalmente na redução da mortalidade materna, pois estamos longe de atingirmos a meta. A situação é grave, pois 93% dos óbitos maternos são por causas evitáveis. Por isso, precisamos colocar essa temática em pauta”, ressalta João Ananias, que também é médico e ex-secretário de Saúde do Ceará.

O deputado destaca ainda que o seminário é o resultado de uma série de eventos sobre o tema realizado na América Latina e Caribe sobre o papel dos parlamentos e parlamentares para facilitar a garantia do direito à saúde de mulheres e crianças.

O seminário, que será aberto pelo presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), reunirá o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o presidente da Organização Mundial de Saúde (OMS), Marleen Temmerman; e o vice-ministro do Uruguai, professor doutor Leonel Briozzo.

Também estarão presentes o vice-diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Luiz Galvão; o presidente do Parlatino, deputado Elias Castillo, o presidente do Parlasul, deputado Newton Lima, e o representante da OPAS no Brasil, Joaquim Molina.

Programação

A programação prevê apresentação do quadro de prestação de contas elaborado pela Comissão de Informação e Prestação de Contas sobre a Saúde das Mulheres e das Crianças (Coia), e a discussão sobre sua relevância para a região e sua relação com outras iniciativas para proteger a saúde de mulheres e crianças.

Também está previsto o debate sobre a saúde da mulher como um direito humano, com apresentação dos princípios do direito internacional e diretrizes a nível global e regional, a fim de iniciar uma discussão sobre o papel dos parlamentos e parlamentares para garantir o direito à saúde de mulheres e crianças.

Está programada ainda a apresentação de orientações técnicas específicas para políticas e programas de redução de mortalidade e morbidade materna, em consonância com os padrões de direitos humanos.

O Consenso de Montevidéu sobre População e Desenvolvimento também fará parte dos debates, assim como as legislações nacionais, com objetivo de corrigir práticas inadequadas e que atrasam o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos pelos Estados no Plano de Ação para acelerar a redução da mortalidade materna e morbidade materna grave.

Da Redação em Brasília
Com informações a Ass. Dep. João Ananias