Mostra reúne produção de assentamentos rurais do Ceará
Fortaleza recebe nos próximos dias 4 e 5 de dezembro a Mostra Arte e Cultura na Reforma Agrária. O evento marca os 10 anos do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária (Pacra), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra – Ceará), e leva aos palcos do Centro Dragão do Mar espetáculos de teatro, dança e música de grupos culturais de assentamentos rurais do interior do Ceará.
Publicado 02/12/2013 14:27
A abertura oficial da Mostra acontece na quarta-feira (4), às 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho (palco sob a passarela do Dragão). Toda a programação é gratuita e conta com o patrocínio da Petrobras.
Quem abre a primeira noite de espetáculos, às 18h30, também no palco sob a passarela do Dragão, é o grupo Brilho do Sol (Assentamento Monte Orebe, Canindé), com a peça “História da Gente, que é Gente do Sertão”. A programação segue com “Santos e Demônios na Terra da Luz”, encenado pela Escola de Teatro da Terra, projeto que reúne atores de vários assentamentos. Já a Orquestra de Rabecas, vinda do assentamento Cachoeira do Fogo, no município de Independência, homenageia Luiz Gonzaga e apresenta o repertório de músicas de reisado da região dos Inhamuns, abrindo passagem para os reisados de Ipueira da Vaca (Canindé) e do Mestre Zé Augusto, também do assentamento Cachoeira do Fogo.
Já na quinta-feira (5) a partir das 9h, na sede do Incra (Av. Américo Barreira, 4700 – Bela Vista), uma solenidade vai homenagear os grupos participantes do Pacra e contará ainda com apresentações culturais, exibição de vídeos e a palestra do cineasta cearense Rosemberg Cariry. A partir das 16h, o auditório do Centro Dragão do Mar recebe uma mostra de vídeos-documentário produzidos por documentaristas formados pela Rede Audiovisual do Campo (Raca), em parceria com a ONG Academia de Ciências e Artes (Acartes), que fica no bairro Pirambu, em Fortaleza.
Já a segunda-feira é a noite de espetáculos mistura teatro, música, coco e reisado nos espaços da Escola Iracema Porto da Artes (Centro Dragão do Mar). Sobem ao palco os grupos Teatro Carrapicho (Assentamento Todos os Santos – Canindé), às 18h, com a peça “Narradores da Terra e do Fogo”; Deu Zebra no Teatro (Assentamento Ipanema – Alto Santo), às 19h, com “Um Zé Qualquer Também Ama”; Banda de Lata Criança Feliz (Assentamento Recreio – Quixeramobim), às 20h; Raízes do Coco (Assentamento Sabiaguaba/Caetanos de Cima – Amontada), às 20h30; Reisado de Santana (Assentamento Santana – Monsenhor Tabosa), às 21h; e Sons da Terra (Assentamentos Lagoa do Mineiro, Salgado Cumprido, Patos Bela Vista, Pachicu), às 21h30. O encerramento da Mostra fica por conta do Grupo Musical de Sergipe.
Sobre o projeto
Criado em 2003, o Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária é uma iniciativa pioneira do Incra – Ceará e tem dentre as suas principais propostas a melhoria da qualidade de vida das famílias de assentamentos rurais da reforma agrária, tomando a arte como elemento de desenvolvimento; a ampliação do acesso às políticas públicas de cultura; o fortalecimento da autoestima; e afirmação das identidades culturais desses povos. O trabalho teve início com um mapeamento cultural nas áreas de reforma agrária, onde foram identificados grupos de reisado, música, teatro, dança do coco, dramas e quadrilhas. A partir desse inventário, o projeto priorizou intercâmbios entre artistas e experiências inovadoras que incluiu o processo de criação e fortalecimento dos grupos nas comunidades.
Ao longo desses 10 anos atividades, o Pacra tem muito para comemorar. Hoje, o trabalho iniciado já ganhou proporções nacionais e espalhou-se por estados como Paraíba, Bahia, Maranhão e Goiás. Só no Ceará, o projeto atua junto a 50 grupos culturais distribuídos por 40 assentamentos de reforma agrária, atingindo, direta e indiretamente, cerca de 30 mil pessoas.
Um dos principais resultados desses esforços pode ser visto na comunidade Todos os Santos, em Canindé, onde, através do projeto, 120 famílias de assentamentos rurais conheceram mais de perto o teatro, a dança e a música. Além de já ter funcionado como Pontão do Cultura do Ministério da Cultura, em 2010, o assentamento foi selecionado como Ponto de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado e há mais de 10 anos mantém o Grupo de Teatro Carrapicho.
Outra conquista mais recente do Pacra foi a estruturação da Escola de Teatro da Terra, a qual surgiu com o desafio de formar 19 multiplicadores cênicos vindos de nove assentamentos rurais do Ceará. Além de intercâmbios com professores da cena local, os multiplicadores participaram de módulos de formação com atores da renomada Cia do Latão, de São Paulo, e agora atuam como “agitadores” culturais e artísticos nas comunidades onde atuam.
Mostra Arte e Cultura na Reforma Agrária
Local: Espaço Rogaciano Leite Filho e Escola Iracema Porto das Artes – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema) e Incra (Av. Américo Barreira, 4700 – Bela Vista) – Fortaleza, Ceará
Data: Quarta-feira (4), a partir das 18h, e quinta-feira (5), a partir das 9h
Preço: Entrada gratuita
Outras informações: http://arteculturanareformaagraria.blogspot.com.br