Movimento estudantil de Cuba prestigia Congresso da Ubes

O 40° Congresso da UBES contou com a presença de duas militantes do movimento estudantil de Cuba. A secretária de cultura da FEU, Lisandra Esguiel Cabezas e Leyanet Martínez Morales, secretária nacional da FEEM, concederam uma entrevista para a redação da UJS e ressaltaram a importância da união entre os movimentos estudantis dos povos da América Latina. 


A federação dos estudantes de Cuba acaba de sair do seu 8° Congresso e agora o desafio, na agenda pós-congresso é sintonizar a entidade com os processos de mudanças que estão acontecendo. Segundo Lisandra, a organização passa por um momento de alinhamento com as novas políticas econômicas do país e os desafios que esse novo cenário traz.

Quando questionada sobre o 40° Congresso da UBES, Lisandra diz que a energia dos brasileiros é contagiante e a tocaram profundamente. “Chamou minha atenção a forma dinâmica com que vocês expressam as suas pautas e reivindicações e também, a diversidade dos temas abordados”, diz a jovem cubana.

Leyanet ressaltou a profundidade dos temas que pautaram os debates do Congresso da UBES. “Nos grupos de debates que eu pude participar, notei a profundidade das questões levantadas: educação, saúde e cultura. E tive a chance de ver como os jovens brasileiros se projetam para realizar as transformações necessárias para o país”, conta a secretária nacional da FEEM.

Para Lisandra, é importante participar do Congresso da UBES para que possamos fortalecer a união entre os estudantes da América Latina. “A FEU de Cuba e também a OCLAE (Organização Continental Latino Americana e Caribenha de Estudantes) sempre se pautaram a partir da ideia da integração latino-americana , as entidades fazem um chamado para que as organizações estudantis possam fortalecer essa união entre os estudantes. O movimento estudantil cubano tem muito pra contribuir com o Brasil e essa contribuição é uma via de mão dupla, embora sejam em contextos diferentes, é importante que exista essa relação para que possamos nos unir”, finalizou a militante.

Fonte: UJS