Vereadores de Salvador têm acesso à investigação da Máfia do ISS

O desvio de mais de R$ 500 milhões da prefeitura de São Paulo pela chamada “Máfia do ISS”, no período de 2010 a 2012, é a apenas a ponta do iceberg. Essa foi a conclusão do grupo de vereadores de Salvador que foi à capital paulista para acompanhar as investigações do caso, que envolve o secretário municipal da Fazenda, Mauro Ricardo, na época titular da Secretaria de Finanças de São Paulo.

Os vereadores Everaldo Augusto, Aladilce Souza (ambos do PCdoB), Fabíola Mansur (PSB) e Hilton Coelho (PSOL) souberam, em reunião com o controlador-geral de São Paulo, Mário Vinicius Spinelli, que há suspeitas de desvios também nas arrecadações do IPTU e na dívida ativa. Um levantamento feito no patrimônio de servidores envolvidos indica disparidades, como por exemplo, o fato de 800 funcionários terem patrimônio equivalente a 100 anos de trabalho.

Até agora, as investigações não apontam participação direta de Mauro Ricardo no Esquema, no entanto, a controladoria vai convocá-lo a prestar esclarecimentos sobre o tipo de relação que existia com seus subordinados. Um dos principais questionamentos é sobre o controle feito das receitas.

“A ida a São Paulo foi bastante produtiva e terá desdobramentos em Salvador. Serviu para mostrar a real dimensão do escândalo, que é bem maior do que está sendo divulgado e do que imaginávamos. Fomos informados que toda a semana, às vezes todos os dias, era comum entrar malas de dinheiro até a subsecretaria da fazenda. Isso é muito sério e deveria ter sido evitado caso houvesse um maior acompanhamento.”, afirmou o vereador Everaldo Augusto, líder do PCdoB na Câmara.

Requerimento

A viagem do grupo de edis soteropolitanos foi motivada pela blindagem que a base do governo na Câmara tem feito ao secretário. Um requerimento feito por Everaldo Augusto pedindo que Mauro Ricardo fosse à Casa prestar esclarecimentos à população da cidade foi derrubado por 29 votos a 12.

O líder da bancada do PCdoB pretende elaborar um novo requerimento. Além disso, a vereadora Aladilce Souza, que é ouvidora da Câmara, fez um convite ao controlador Mário Spinelli para participar uma audiência em Salvador, que deve contar, também, com Roberto Bondini, promotor do Grupo Especial de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro do Ministério Público Estadual de São Paulo.

De Salvador,
Erikson Walla
*Colaborou Ascom/ Everaldo Augusto