Evo Morales inaugura estação do primeiro satélite boliviano 

O presidente da Bolívia, Evo Morales, inaugurou nesta segunda-feira (2) a estação terrestre de Amachuma, na cidade de El Alto, no Oeste do país. De lá será monitorado o primeiro satélite de comunicação boliviano, o Túpac Katari, que, segundo o governo do país, entrará em órbita no dia 20 de dezembro e será lançado na China. 

"Não somos uma potência, mas estamos crescendo bastante. Já temos nosso satélite de comunicação. Isso não é mais privilégio só para as potências, mas também para países progressistas como o nosso”, disse Morales durante a inauguração da base.

Após o lançamento, o satélite começará suas operações a partir de abril do ano que vem e será administrado pelos bolivianos. A órbita do Túpac Katari será de 36 mil quilômetros ao redor da Terra e o equipamento terá duas estações terrenas de controle.

Morales acrescentou que este será um passo importante para saber o que está acontecendo na Bolívia e no mundo inteiro. “Além disso, o satélite vai permitir que tenhamos melhor comunicação em território boliviano”, disse.

De acordo com a Agência Boliviana Espacial, responsável pelo projeto, o Túpac Katari vai ampliar e melhorar os serviços de telefonia, internet, televisão e rádio e atenderá aos 337 municípios do país.

O custo do projeto, segundo a agência, foi superior a 320 milhões de dólares e foi financiado pelo Banco de Desenvolvimento da China, com contrapartidas do governo boliviano.

Fonte: Opera Mundi