Eleições presidenciais acontecem em maio na Colômbia

O Registro Nacional da Colômbia informou no início desta semana que as eleições parlamentares serão realizadas no dia 9 de março de 2014. Por sua vez, o primeiro turno da votação para presidente deve acontecer no dia 25 de maio de 2014. O presidente em exercício, Juan Manuel Santos tentará a reeleição utilizando o processo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) como "muleta" eleitoral.

Juan Manuel Santos - Agência Efe

No mês passado, pouco antes de vencer o prazo legal para inscrever sua candidatura, Juan Manuel Santos decidiu acabar com as especulações e anunciou ao país que se lançará a um segundo período presidencial. Em um discurso transmitido diretamente do palácio presidencial, ele pediu aos colombianos que lhe deem a oportunidade de consolidar a paz. “Faço-o porque quando se vê a luz ao final do túnel, não se volta atrás”.

As presidenciais, nas quais Santos tentará a reeleição para mais quatro anos de mandato, terão o segundo turno na última quinzena de junho, caso necessário.

O período de apresentação das candidaturas à presidência termina em 7 de março de 2014, destacou um funcionário eleitoral. O registro dos candidatos ao Congresso será encerrado na próxima segunda-feira (9), e a partir da terça-feira (10) a campanha para as legislativas estará liberada.

Está claro que a próxima campanha do atual mandatário estará polarizada em torno da aposta de Santos de buscar uma saída negociada ao conflito com as Farc. “Meu dever como mandatário, minha obrigação como colombiano, é não permitir que se perca todo o que conseguimos nos esforços de paz”, agregou Santos, para repetir que se for reeleito conseguirá selar o término de um conflito que já completa meio século.

Algumas pesquisas apontam para a reeleição de Santos, mas o partido Centro Democrático, do ex-presidente Alvaro Uribe (2002-2010), deve obter uma bancada importante no Congresso. Padrinho político de Santos até sua eleição, em 2010, Uribe se converteu no seu principal opositor e rejeita o processo de paz entre o atual governo e a guerrilha das Farc.

Óscar Iván Zuluaga, candidato "uribista", já anunciou que de chegar à presidência acabará com o processo de paz. Santos também aproveita esse posicionamento para atacar seu principal adversário político: “Faz sete anos os colombianos demos a oportunidade a meu antecessor de consolidar umas políticas de segurança que resultaram exitosas e que seguimos fortalecendo. Hoje eu quero essa mesma oportunidade para consolidar a paz e a prosperidade”.

Théa Rodrigues, da redação do Vermelho,
Com informações das agências de notícias