ONU: Luz Para Todos é exemplo a ser seguido pelo mundo

"Luz Para Todos é exemplo a ser seguido", declarou o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon. O secretário-geral participou de reunião do Conselho Consultivo sobre a iniciativa Energia Sustentável para Todos, realizada no dia 27 de novembro. 

Crédito/foto: Divulgação/MME

A metodologia e as conquistas do programa “Luz para Todos” foram apresentadas na reunião da ONU pelo Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Em sua intervenção, aplaudida por Ban Ki-moon, o ministro brasileiro disse que a iniciativa está provocando “uma verdadeira revolução no campo, com a chegada da energia elétrica e todos os benefícios que ela proporciona”.

O secretário-geral elogiou as conquistas do programa brasileiro “Luz Para Todos”, que este ano atingiu a marca de 15 milhões de pessoas beneficiadas. Segundo Ban Ki-moon, iniciativas como a do Brasil servem de exemplo para as demais nações: “Agora precisamos que outros sigam e construam exemplos como esses”, acentuou.

As Nações Unidas e o Banco Mundial anunciaram, na ocasião, um esforço concertado por parte dos governos, agências internacionais, sociedade civil e o setor privado para aumentar o fornecimento de energia sustentável para todos.

Na oportunidade, o presidente do Grupo Banco Mundial, Jim Yong Kim, ressaltou que o financiamento é fundamental para atingir esses objetivos. “Estamos começando [a iniciativa da Energia Sustentável Para Todos] em países onde a demanda pela ação é mais urgente”, disse. “Em alguns desses países, apenas uma em cada dez pessoas tem acesso à eletricidade. O momento para mudar isso é agora.”

Da Redação em São Paulo
com informações do Ministério de Minas e Energia