Salvador sedia Bienal dos criadores da CPLP pela primeira vez

Começou nesta terça-feira (03/12), a sexta edição da Bienal dos jovens criadores da Comunidade dos países de Língua Portuguesa. O evento, que acontece no Pelourinho e no Complexo Cultural dos Barris, Centro de Salvador, segue até o sábado (07/12). Até lá, será oferecida uma extensa programação, que vai permitir a troca de experiências, conhecimentos e vivências entre os jovens, ampliando as possibilidades do processo de integração.

Na pauta, apresentações artísticas, entre música, dança, literatura, teatro e circo. Além disso, a bienal conta com seminários e palestras sobre temas, como política pública de juventude e cultura, papel da cultura e desenvolvimento da juventude. Tem ainda exposições de artesanato, esculturas e cerâmica; periódicos da Biblioteca Pública dos Barris; de livros e outros trabalhos artísticos.

Estão ainda previstos para o encerramento, no sábado, cortejo pelas ruas do Pelô, com apresentação da Orquestra de Barro do Ceará e outras bandas internacionais, na praça Terreiro de Jesus.

Bienal

A Bienal, promovida pelos governos federal e estadual, tem o objetivo de contribuir para a integração e construção de novos caminhos para a formação cidadã das juventudes dos países que integram a CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste).

A primeira edição foi realizada aconteceu em 1998, na cidade de Praia, em Cabo Verde. As cidades de Porto e Lisboa (Portugal), Maputo (Moçambique) e Luanda (Angola) também já sediaram o evento, que ocorre de dois em dois anos. A próxima será realizada novamente em Moçambique (2015). As posteriores estão previstas para Portugal (2017) e Guiné-Bissau (2019).

Confira a programação.

De Salvador,
Maiana Brito