Expor espionagem dos EUA é vitória para WikiLeaks, diz Assange

Provocar a debilitação do serviço de inteligência dos Estados Unidos foi uma grande vitória para as denúncias do WikiLeaks, o portal que vazou documentos diplomáticos sensíveis que mostravam articulações controversas. A declaração foi feita pelo fundador do portal, Julian Assange, citado pela emissora persa HispanTV, nesta segunda-feira (9).

Julian Assange - Agência Efe

“Se um pequeno editor é capaz de acertar um golpe contra o Pentágono [o Departamento de Defesa norte-americano], então fortes grupos políticos, de diferentes países, não deveriam ter motivos para temer os Estados Unidos como tinham antes”, enfatizou Assange, em entrevista ao diário esloveno “Delo”.

“Se os Estados criam as suas agências de inteligência para controlar as pessoas, elas também têm direito de fazer o mesmo”, ressaltou.

Segundo Assange, apesar do grande orçamento e dos recursos tecnológicos com os que contam as agências de inteligência dos Estados Unidos, existem evidências concretas sobre a incompetência deste sistema.

Para o jornalista australiano, os funcionários dos centros de inteligência e vigilância “não são, em absoluto, como James Bond”, e sua maioria é composta por “empregados de escritório que sonham com as suas próximas férias.”

Assange comparou esses órgãos governamentais a “insetos sórdidos e repulsivos que começam a correr de pânico quando levantam a pedra sob a qual se escondiam da luz do dia”, e disse que a prosperidade dos seus funcionários só é alcançada na sombra.

Em referencia à sua decisão de candidatar-se ao Parlamento da Austrália, fracassada por não conseguir votos suficientes nas eleições do passado sete de setembro, Assange destacou que deve aparecer no Senado como “um espião e trabalhar pelo bem das pessoas.”

Assange está asilado na Embaixada do Equador no Reino Unido, para evitar a extradição à Suécia, sob a acusação de delitos sexuais que nega veementemente, e possivelmente aos Estados Unidos, onde pode enfrentar julgamento por espionagem e ser imputado com graves penas, inclusive a de morte.

Com informações da HispanTV,
Da redação do Vermelho