In Memorian: Messias Pontes receberá Prêmio Frei Tito de Alencar

A outorga é concedida anualmente a uma pessoa/entidade de destaque na atuação em defesa dos direitos humanos e da cidadania.

O jornalista Messias Pontes receberá, “in memorian”, o Prêmio Frei Tito de Alencar. A deliberação é da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará. A solenidade de entrega da comenda será nesta terrça-feira (10/12), às 15h30, no Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Ceará.

Sobre o prêmio

A outorga é concedida anualmente a uma pessoa/entidade de destaque na atuação em defesa dos direitos humanos e da cidadania. O Prêmio tem como objetivo lembrar a trajetória do Frei Tito de Alencar e prestar uma homenagem a sua memória como exemplo de resistência, engajamento e dignidade em favor dos injustiçados.

De acordo com a Resolução, a entrega tem que ser feita sempre em 10 (dez) de dezembro, data em que se comemora o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Mais sobre Messias Pontes

Messias Pontes morreu no dia 9 de novembro, aos 66 anos. Há pouco mais de um ano ele lutava contra um câncer no pâncreas.

Messias atuava no programa Espaço Aberto (rádio Cidade AM), integrou a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas no Ceará, e era diretor de Comunicação da Associação de Amizade Brasil-Cuba do Ceará.

Comunista histórico, Messias foi um dos responsáveis pela reorganização do PCdoB no Ceará após a Ditadura Militar. Anistiado político e membro do Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), presidia a Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas Cearenses, que resgata a história de profissionais perseguidos pela ditadura no Estado e era colunista nacional do Portal Vermelho.

Serviço

Prêmio Frei Tito de Alencar a Messias Pontes “in memorian”

Data: Terça-feira (10/12)
Hora: 15h30
Local: Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Ceará

De Fortaleza,
Carolina Campos