CTB comemora seis anos de luta sindical nesta sexta-feira

Uma grande festa na Praça da República, no centro da capital paulista, marca comemoração de aniversário de seis anos da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). As atividades começam às 12h. Uma das principais atrações é a cantora, compositora e deputada estadual do PCdoB Leci Brandão. Já confirmaram presença o sambista Thobias da Vai-Vai e o Grupo Inquérito de hip hop. A festa promete agradar aos públicos de todos os gostos e idades.

leci brandão aniversário ctb

A comemoração de aniversário da CTB contará com diversas atividades culturais. No meio da tarde, por volta das 16h30 terá início o ato político, cujo objetivo é dar visibilidade à posição política da central sindical. Em conversa com o Portal Vermelho, o secretário sindical do PCdoB, Nivaldo Santana, falou sobre a importância da atividade ser realizada numa praça, "o objetivo de comemorar o aniversário de seis anos da CTB ao ar livre faz parte de um conjunto de iniciativas para difundir as propostas e as políticas da entidade. A ideia é consolidar e dar visibilidade às bandeiras que a central defende".

Sem dúvida o grande destaque da festa da CTB é a presença de Leci Brandão, uma mulher cuja trajetória é baseada na luta em defesa de uma sociedade mais justa e solidária. Leci foi a primeira mulher a participar da ala dos compositores da escola de samba Mangueira. E iniciou sua carreira com ajuda do crítico musical Sérgio Cabral que a apresentou a Discos Marcus Pereira. Em 1973 passou a participar do Teatro Opinião, uma trincheira contra a ditadura militar na época. O primeiro LP foi gravado em 1975, Antes Que Eu Volte a Ser Nada.

Em todos esses 38 anos de carreira, a sambista carioca tem sido convocada a cantar em inúmeros “eventos oferecidos com sindicalistas, estudantes, índios, prostitutas,gays, partidos de esquerda, movimento de mulheres e principalmente o movimento negro”, diz sua biografia em seu site oficial. Ela conta que desde o momento em que decidiu seguir carreira artística assumiu um compromisso de que “faria da minha arte um instrumento em defesa dos menos favorecidos”.

Com a posse de Lula em 2003, Leci Brandão passou a integrar o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Em 2010 filiou-se ao PCdoB e elegeu-se deputada estadual por São Paulo. Sua atuação na Assembleia Legislativa paulista firma-se como uma das vozes mais constantes na luta contra todas as formas de discriminação. Leci denuncia a violência contra os jovens da periferia, sendo os negros os mais atingidos, contra as mulheres, contra os homoafetivos, contra todos os marginalizados em um sistema excludente.

Fonte: CTB