Espionagem, drones e robôs, mais ameaças para os Direitos Humanos

A espionagem em massa, os drones armados e os robôs assassinos representam novas ameaças para os direitos humanos no planeta, alertou nesta terça-feira (10) a Organização das Nações Unidas em sua convocação a utilizar os avanços científicos para bem da humanidade.

Mais um integrante dos dispositivos conhecidos como ''drones'', aviões-espiões, começará a ser usado em investigações no Departamento de Polícia do Condado de Mesa, no Colorado (EUA). O Draganflyer X6. Foto: Chris Francescani/Reuters

"Uma contínua vigilância é necessária para assegurar que as novas tecnologias impulsionem invés de destruir os direitos humanos", assinalou a alta comissária para os Direitos Humanos, Navi Pillay.

Em uma mensagem pelo Dia dos Direitos Humanos, a servidora pública chamou a atenção sobre a vigilância eletrônica em massa e a coleta de informações pessoais, como práticas violadoras das leis internacionais.

Ainda que sem mencionar os países e fatos específicos, afirmou que se trata de "ameaças para os direitos individuais e o livre funcionamento da sociedade civil".

As revelações do ex-integrante da comunidade de inteligência estadunidense Edward Snowden sobre a espionagem de Washington contra mais de 30 países – incluindo alguns de seus aliados – colocou neste ano o assunto em pauta.

Também os veículos aéreos não tripulados (drones) levantam críticas e preocupações por seu emprego para atacar pessoas na chamada guerra contra o terrorismo impulsionada pela Casa Branca nos últimos anos.

"Os drones podem ser usado para propósitos positivos, mas também são dotados de armas para o ataque remoto a indivíduos, sem que ocorram processos legais", advertiu a alta comissária dos Direitos Humanos.

Em sintonia com as inquietudes de Pillay, cientistas independentes das Nações Unidas e organizações não governamentais têm empreendido pesquisas sobre as operações desses aparelhos do Pentágono no Afeganistão, Paquistão e Iêmen, onde dezenas de civis foram assassinados por drones.

Pillay alertou também em sua mensagem pelo Dia dos Direitos Humanos do desenvolvimento de sistemas autônomos de armas conhecidos como Robôs Assassinos, por sua capacidade de golpear alvos sem necessidade da intervenção humana.

Essas equipes já não pertencem à ficção científica, são uma realidade, lamentou.

Fonte: Prensa Latina