PCdoB-CE debate eleições de 2014 e elege nova Comissão Política

Os 62 membros do novo Comitê Estadual do PCdoB-CE, eleito na 21ª Conferência Estadual do Partido, realizada em outubro deste ano, reuniu-se no dias 07 e 08 de dezembro. O objetivo do encontro: analisar o quadro político atual e as eleições de 2014, encaminhar as resoluções do 13º Congresso e eleger a nova Comissão Política e Secretariado estaduais.

Na reunião do Comitê Estadual, foram ratificadas as prioridades na frente eleitoral no plano nacional, dentre elas apoiar assegurar uma ampla aliança que contribua para reeleição de Dilma Rousseff à Presidência da República. No projeto eleitoral dos comunistas constam ainda a candidatura de Flávio Dino ao governo do Maranhão; as candidatura de Perpétua Almeida, no Acre, e Emília Fernandes, no Rio Grande do Sul, além da reeleição de Inácio Arruda, no Ceará, para o Senado Federal. Nos demais estados, a recomendação da direção nacional do PCdoB é apoiar os candidatos à governadores e senadores da frente de partidos aliados ao projeto de Dilma. Para a Câmara dos Deputados o partido projeta a eleição de pelo menos 20 deputados federais.

No Ceará, os comunistas reafirmam o apoio ao candidato que represente a continuidade dos avanços alcançados nos últimos anos com o governador Cid Gomes em conjunto com os partidos aliados, além de reeleger os dois deputados federais – Chico Lopes e João Ananias -, e triplicar a eleição de deputados estaduais. “Deveremos sair com chapa própria para deputado esatdual e já temos muitos bons nomes para compor esta lista”, defende Rodrigues.

Outros desafios, sob nova direção

Além dos desafios na frente institucional, nova direção dos comunistas cearenses discutiu os desafios nos outros dois eixos de ação partidária: os movimentos sociais e a luta de ideias, além da estruturação do partido no Ceará. O fortalecimento da CTB, UJS, UBM e UNEGRO; a ampliação e consolidação da influência dos comunistas no movimento estudantil e diversos movimentos populares e sociais; o funcionamento regular dos comitês municipais, realizando pelo menos uma reunião mensal e ainda a realização de, pelo menos, um Curso do Programa Socialista (CPS) em cada cidade no primeiro semestre e um Curso Nível I nas regiões em que o partido está organizado, selecionando alunos para o Curso Nível II.

A reunião do Comitê Estadual também abordou o sistema estadual de direção do Partido, aprovou a regulamentação do funcionamento dos organismos partidários, definiu as responsabilidades de cada dirigente e definiu a composição das comissões auxiliares . Segundo Abel Rodrigues, secretário de organização, o crescimento do PCdoB no Ceará demandará novos desafios. “Nossa inserção, tanto no interior quanto na capital, nas diversas frentes de atuação do Partido, aumentará nossas responsabilidades e isto demanda uma direção estadual unitária, articulada e preparada”, defende.

O encontro elegeu também os membros da nova Comissão Política, além do Secretariado – com secretários e adjuntos – e a Comissão Estadual de Controle.

Homenagens

Durante o encontro, os comunistas cearenses homenagearam o jornalista Messias Pontes, eleito membro do atual Comitê Estadual; e o médico José Joaquim Medeiros, que já havia integrado a direção estadual, falecidos recentemente. Entre as homenagens, uma resolução determinando que o auditório da sede estadual do partido passe a ser denominado “Auditório Messias Pontes”.

Nova direção do PCdoB/CE

Comissão Política Estadual

Abel Rodrigues
Ana Lúcia Viana
Antônio Gilvan Paiva
Arruda Bastos
Benedito Bizerril
Carlos Augusto Diógenes (Patinhas)
Carlos Felipe Saraiva
Viviane Rodrigues
Flávio Vinicius
Francileuda Soares
Evaldo Lima
Francinet Cunha
Francisco Lopes (Chico Lopes)
Francisco Soares (Cabo Chico)
George Valentim
Inácio Carvalho
Inácio Arruda
Joan Edessom
João Ananias
José Simão
Luciano Simplício
Luís Carlos Paes
Lula Morais
Maria de Sousa Pereira
Mariano Freitas
Mauro Panzera
Nágyla Drumond
Tânia Matos
Teresinha Braga

Secretariado

Luís Carlos Paes
Benedito Bizerril
Abel Rodrigues
Inácio Carvalho
Ana Lúcia Viana
Sônia Pinheiro
Teresinha Braga
Francinet Cunha
Flávio Vinícius

Comissão Estadual de Controle

Teresinha Braga
Gabriel Rochinha
Daniele Cavalcante

Fundação Maurício Grabois

Benedito Bizerril – Coordenador estadual
Ricardo Mendes
Evaldo Lima
Helena Serra Azul
Mileide Flores
Luiz Carlos Antero
Hélio Leitão
Leite Junior
Osvaldo Carioca
Flaviene Vasconcelos
Eduardo Arraes
Tereza Simão

Secretarias

Presidente: Luis Carlos Paes
Vice-presidente: Benedito Bizerril
Departamento Estadual de Quadros: Teresinha Braga
Organização: Abel Rodrigues
Comunicação: Inácio Carvalho
Formação e Propaganda: Joan Edessom
Finanças: Sônia Pinheiro
Sindical: Ana Lúcia Viana
Movimentos Sociais: Nágyla Drumond
Ações Institucionais e Políticas Públicas: Gilvan Paiva
Mulheres: Francileuda Soares
Juventude: Flávio Vinicius
Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia e Inovação: Ricardo Mendes
Cultura e Arte: Mileide Flores

Leia também: PCdoB-CE homenageia Messias Pontes

De Fortaleza,
Carolina Campos