Aldo Rebelo anuncia construção de 21 centros de esportes na Bahia

O ministro Aldo Rebelo (Esporte) anunciou, na última terça-feira (10/12), em Brasília, a lista de municípios que vão receber unidades do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), projeto que visa incentivar a prática esportiva, com foco nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Brasil. Entre os 285 centros que serão construídos, 21 estão na Bahia.

São 20 municípios baianos selecionados – duas unidades em Salvador e uma em cada um dos municípios de Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.

Os centros, que compõem o PAC 2, são considerados o maior projeto de legado de infraestrutura esportiva dos Jogos Olímpicos de 2016. Os espaços que serão construídos têm foco em 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não-olímpica.

“As cidades recebem um equipamento planejado, com medidas oficiais e o melhor material para a construção e espaço para a prática de 13 modalidades. Eles estão destinados a treinar o atleta de alto rendimento e também a fornecer a prática de atividade física de lazer, ou educacional ou de entretenimento”, disse o ministro, durante o anúncio.

Aldo Rebelo também garantiu que o Ministério do Esporte vai oferecer assistência aos municípios para ajudar as prefeituras a superar as dificuldades e as adversidades na construção do equipamento. A previsão é de que os centros sejam entregues antes das Olimpíadas.

Comemoração

Os deputados federais do PCdoB da Bahia, Alice Portugal e Daniel Almeida, que estavam presentes na cerimônia de anúncio, comemoram a escolha dos 20 municípios baianos. Eles participaram de negociações com o ministro, durante o processo de seleção, para beneficiar o maior número de municípios possível.

"Temos municípios como Juazeiro, Guanambi e Jacobina, que representam regiões importantes da Bahia. São municípios pólos, com grande número de jovens, ansiosos por este tipo de investimento na promoção do esporte, como uma alternativa de promoção da cidadania", afirmou Daniel, através da assessoria.

Destacada articuladora junto ao Ministério do Esporte para ampliar o número de municípios baianos contemplados com o equipamento, a deputada Alice Portugal frisou que a Bahia foi o 4° estado a receber o maior número de unidades do CIE, perdendo apenas para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Ela acredita que os centros vão contribuir para a redução de indicadores de vulnerabilidade social e violência, principalmente no que diz respeito à população jovem. “Os CIEs são voltados, sobretudo, para a juventude, que vê agora se abrirem novas perspectivas de inclusão social a partir da prática regular de esporte. Uma política pública dessa natureza, associada à ampliação da oferta de ensino técnico profissionalizante gratuito e programas de redistribuição de renda, sem dúvida, tem potência para afastar os nossos jovens da rua e das drogas”, diz Alice.

De Salvador,
Erikson Walla