Congresso da ABES discute iniciativas em prol dos estudantes

De sexta-feira até domingo (13 a 15/12), estudantes baianos estarão reunidos no 6º Conabes, congresso da Associação Baiana de Estudantes Secundaristas (ABES), a ser realizado em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador. Com o tema “Secundarista, uma Rebeldia Consequente”, o encontro vai comemorar os 10 anos da reconstrução da entidade.

De acordo com o atual presidente da ABES, Wesley Machado, o Congresso da entidade acontece a cada dois anos, momento em que os integrantes se reúnem para discutir iniciativas que beneficiem os estudantes secundaristas do Estado – como o passe livre e melhorias escolares – e eleger a nova diretoria.

O evento terá início às 18h da sexta-feira, com a leitura e aprovação do regimento. Às 19h, acontecerão apresentações culturais. No sábado, as atividades começam às 8h, com a mesa de abertura do Congresso, que contará com as presenças de representantes de entidades estaduais e nacionais de estudantes, integrantes do Conselho Estadual de Juventude, do governo estadual, entre outros.

Durante o 6º Conabes, serão realizadas diversas atividades, a exemplo de atos políticos, painéis sobre o “Estatuto da Juventude” e a “Reforma do Ensino Médio, novo Plano Nacional de Educação”, grupos de debates sobre Racismo, Movimento Estudantil, Cultura, entre outros.

No encerramento do Congresso, os estudantes farão uma homenagem aos ex-presidentes e ex-dirigentes da ABES, realizarão aprovação de resoluções e a plenária final com a eleição da nova diretoria, além de promoverem uma marcha pela desmilitarização da Polícia Militar.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro