Lavrov visita o Irã para conversar sobre Oriente Médio e Síria

A situação no Oriente Médio e a crise síria estarão presentes nas conversas que serão realizadas entre esta quinta (11) e sexta-feiras (12) entre o chanceler russo, Sergei Lavrov, e seu homólogo iraniano, Mohammad Javad Zarif, segundo afirmaram fontes oficiais.

Lavrov chegou a esta capital na quarta (10) à noite e também tem marcada uma reunião com o presidente iraniano, Hassan Rouhani, segundo a agenda divulgada pela agência oficial IRNA.

Em seu contato semanal com a imprensa, a porta-voz oficial da chancelaria persa, Marziyeh Afkham, adiantou que "Teerã e Moscou estão em contato permanente sobre questões regionais, em específico (a crise em) Síria".

A previsão é que que esses temas sejam discutidos com a parte iraniana durante a estadia de Lavrov, assim como a reunião Genebra 2, programada para celebrar futuramente.

Irã e Rússia têm pontos de vista muito próximos sobre a crise síria e o caminho para encerrá-la, disse a funcionária pública.

O encontro na cidade suíça, cuja data esta prevista para o próximo 22 de janeiro, procura encontrar uma saída pacífica ao conflito gerado na Síria pela ação de bandos armados do exterior, que tentam sem sucesso há 33 meses derrubar o presidente constitucional do país, Bashar al-Assad.

Tanto a República Islâmica, como Rússia, propõem uma saída política da crise, baseada no respeito à soberania e a autodeterminação do país árabe, cujas forças de segurança anotaram importantes sucessos em várias operações.

Os indícios da extensão do conflito a outros países e a polarização regional que tem provocado são causa de preocupação para vários governos que veem com preocupação a presença de grupos extremistas islâmicos que possam cometer crimes de guerra nas zonas que controlam.

Fonte: Prensa Latina