Drone dos EUA mata 6 pessoas na fronteira afegã com Paquistão

O bombardeio de um avião não tripulado (drone) dos Estado Unidos sobre um bote que navegava pelo rio Cabul, na zona fronteiriça entre Afeganistão e Paquistão, provocou neste sábado (14) a morte de seis dos passageiros e o desaparecimento de outro, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

Drone dos EUA - Reuters

A embarcação transportava nove pessoas pelo rio Cabul, e duas delas ficaram feridas e foram transferidas por moradores da área de Mach Negaye, localizada no lado afegão, à cidade de Landi Kotal, na região tribal paquistanesa de Khyber.

O ataque do drone aconteceu logo depois do meio-dia, segundo um funcionário da administração de Khyber, Ali Anwar, que afirmou que os falecidos "eram civis".

Um membro do organismo paquistanês de coordenação das áreas tribais confirmou o ataque e o número de falecidos, mas disse desconhecer se eram civis ou de membros da insurgência, muito ativa nessa zona fronteiriça.

Já o canal paquistanês Geo rebaixou a cinco o número de vítimas mortais pelo incidente, mas garantiu que se tratava de talibãs.

O ataque acontece quando ainda duram os protestos convocados há três semanas pelo principal partido da oposição, o "PTI", que impulsiona o corte das rotas terrestres para os comboios da Otan enquanto os drones operarem no Paquistão.

Os controvertidos bombardeios dos aviões não tripulados americanos geram cada vez mais vozes críticas dentro do Paquistão e de organizações internacionais de direitos humanos, inclusive nas Nações Unidas, pela morte de civis.

Neste ano foi registrado um total de 20 bombardeios que provocaram a morte de 150 pessoas, números muito menores que os dos últimos anos no que se refere a este tipo de operações aéreas dos Estados Unidos em solo paquistanês.

Fonte: Opera Mundi