Em congresso, PT critica injustiças e ilegalidades de Ação Penal

O Partido dos Trabalhadores aprovou neste sábado (14) no encerramento do seu 5º Congresso resolução em que assegura o apoio às iniciativas e ações, não apenas da militância petista, que solicitem reparação aos filiados que foram condenados na Ação Penal 470. O texto afirma que houve "injustiças e ilegalidades" contra Dirceu, Genoino, Delúbio e João Paulo Cunha.

"[O Partido dos Trabalhadores] Resolve apoiar todas as iniciativas e ações da militância petista, dos movimentos sociais, de personalidades e da sociedade civil em favor da reparação das injustiças e ilegalidades cometidas contra os companheiros condenados no julgamento da Ação Penal 470", diz o texto aprovado pelo congresso do PT.

Leia mais:
Em congresso, PT faz debate sobre projeto democrático e popular
O documento de uma página acusa a imprensa e a oposição de terem tentado promover um linchamento moral para criminalizar o PT e influenciar a disputa eleitoral.

O deputado federal e ex-presidente do PT, Ricardo Berzoini, enfatizou que "nunca houve mensalão". "Desde 2005, a minha posição é clara, nunca houve mensalão, nunca houve compra de votos, nunca houve corrupção ativa nem passiva. Nós precisamos fortalecer esse entendimento dentro do PT”.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, já tinha no início do congresso defendido os companheiros de partido afirmando que o processo é um “tsunami de manipulação”. Falcão enfatizou que “companheiros foram condenados sem provas”.

Com agências