Bahiafarma e UNEB inauguram farmácia-escola 

A Bahiafarma e a Universidade Estadual da Bahia (UNEB) inauguraram nesta quinta-feira (19/12), às 9h, mais uma unidade do Programa Federal Farmácia Popular do Brasil, implantado no campus da universidade no bairro do Cabula, em Salvador. Participaram do evento o secretário de Saúde da Bahia (Sesab), Jorge Solla, a diretora geral da Bahiafarma, Julieta Palmeira, e os superintendentes da Sesab, Alfredo Boa Sorte Junior (Saftec) e Gisélia Santana (SAIS).

Na ocasião, a UNEB foi representada pelo reitor Lourisvaldo Valentim e o reitor eleito Jose Bittes, além de coordenadores, professores e estudantes do curso de Farmácia e de outras graduações.

Na unidade da Farmácia Popular do Brasil, implementado nacionalmente pela Fiocruz e na Bahia sob o gerenciamento da Bahiafarma, serão disponibilizados à população medicamentos genéricos à baixo custo, democratizando o acesso e fornecendo orientação farmacêutica aos usuários. Dessa forma, será cumprida a Política de Atenção Farmacêutica definida pela Superintendência de Assistência Farmacêutica da Sesab.

A unidade foi adaptada com recursos estaduais e federais a partir de emenda parlamentar da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) e do Programa Farmácia Popular do Brasil. A unidade funcionava anteriormente no bairro do Rio Vermelho, tendo interrompido as atividades em decorrência de um incêndio no antigo local.

O secretário Jorge Solla, que recebeu na ocasião a medalha de mérito por serviços prestados à UNEB, destacou a importância da parceria com a universidade, já que a unidade da Farmácia Popular do Brasil, além de beneficiar a população, atenderá também os estudantes que poderão cumprir atividades práticas e de pesquisa no local.
A diretora geral da Bahiafarma, Julieta Palmeira, informou aos professores presentes que o convênio entre a Bahiafarma e a UNEB permitirá estágios nas instalações industriais da Bahiafarma, que serão inauguradas no início de 2014, além de projetos de pesquisa aplicada na área de fármacos.

Participaram também do evento diretores Juliane Avena e Raildo Almeida (Bahiafarma), e Lindemberg Costa (DAF / Sesab).

Da Redação local