Miséria afeta idosos espanhóis atendidos pela Cruz Vermelha

Cerca de metade dos 360 mil idosos espanhóis atendidos pela Cruz Vermelha estão abaixo da linha da pobreza por causa do impacto da crise econômica, segundo revelou um relatório dessa organização publicado nesta quinta-feira (19).

Outros dados oferecidos em um relatório sobre vulnerabilidade financeira indica que 33% das pessoas registradas pela Cruz Vermelha carece de recursos para instalar calefação neste inverno, quando as temperaturas já passam de zero grau centígrado para o negativo.

Estes índices são o resultado de um questionário realizado pela primeira vez entre 1.112 inscritos nos programas da instituição.

Quatro por cento deles deixou de receber ajuda dos serviços sociais, ainda que 46% tenha respondido que ajuda os membros de sua família, afirmou numa coletiva de imprensa o coordenador geral da Cruz Vermelha espanhola, Antoni Bruel.

Segundo a análise dos resultados da pesquisa, o fato de que as pessoas de maior idade se vejam obrigados a ter que ajudar seus familiares piora suas condições de vida.

Cinquenta e seis por cento dos questionados vive só, 22% com seu cônjuge e uma proporção similar com os filhos ou outros familiares e 45% declarou que tem a sensação de ser percebido como um ônus para a sociedade.

O perfil das pessoas atendidas pela Cruz Vermelha abarca 64% dos maiores de 80 anos e 62% de viúvos. A metade recebe pensões inferiores a 620 euros por mês e 6,8% carece de rendimentos.

Fonte: Prensa Latina