Mostra na capital paulista reúne ilustrações de livros infantis

A Mostra de Arte Contemporânea em Literatura Infantil leva à capital paulista 70 trabalhos que ilustram livros de vários autores. Entre eles, 28 obras da série Telefone sem fio, de 2011.

Mostra na capital paulista reúne ilustrações de livros infantis

A Caixa Cultural apresenta a 1ª Mostra de Arte Contemporânea em Literatura Infantil, uma exposição com obras que ilustram livros de literatura voltados para as crianças, mas que vão além dessa função pelo diálogo proposto com a arte contemporânea e pela comunicação com públicos como o jovem e adulto, além do infantil. Esta mostra conta com a curadoria de Aline Pereira, Favish Tubenchlak e Flavia Corpas.

O trabalho dos artistas visuais brasileiros Favish Tubenchlak, Renato Moriconi e do associado da SIB Fernando Vilela, somado ao da argentina Juliana Bollini, da israelense Ofra Amit e do americano John Parra resultam neste conjunto de mais de 70 obras nas mais variadas técnicas, indo da xilogravura ao desenho digital. A trilha original composta por Rubens Tubenchlak permeia todo o espaço expositivo da mostra e faz com que os visitantes viajem nas histórias contadas em cada série de ilustrações.

As técnicas utilizadas são variadas (acrílica sobre tela ou placa de ilustração, óleo sobre madeira, xilogravura, fotografia, escultura e desenho digital) na busca por procedimentos, materiais e poéticas próprias. Por vezes o artista se utiliza de mais de uma dessas técnicas para chegar ao produto final, o que, sem dúvida, é uma das características da arte contemporânea. O resultado pode ser uma belíssima impressão em fine art, uma escultura ou uma pintura original.

Fonte: SIB