Mostra de cinema de Tiradentes abre inscrições para oficinas

A Mostra de Cinema de Tiradentes tem inscrições abertas para as oficinas de sua 17ª edição, que acontece entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais.

Logo 17 edição

Serão oferecidas sete oficinas para o público adulto e quatro para o público infanto-juvenil, no intuito de despertar os alunos para novos ofícios e complementar o conhecimento sobre o negócio do audiovisual. Todas as oficinas oferecidas são gratuitas e a inscrição pode ser feita pelo site do festival até o dia 10 de janeiro.

Interessados em se inscrever devem preencher um formulário, que se encontra no site da mostra, e enviá-lo, juntamente com um breve currículo, para análise. Cada participante pode concorrer a uma vaga em apenas uma oficina. Profissionais renomados da área ministrarão as oficinas de roteiro, produção audiovisual, direção de não-atores, formatação de projetos, curtas digitais, entre outras.

17ª edição

A Mostra de Cinema de Tiradentes segue uma trajetória rica e abrangente que ocupa espaço de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

Consolidada como a maior plataforma de lançamento do cinema brasileiro independente, a Mostra de Cinema de Tiradentes inaugura o calendário audiovisual brasileiro apresentando ao público mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias mundiais e nacionais e, ainda, reúne todas as manifestações da arte no cenário da barroca Tiradentes. Homenagens, oficinas, debates, seminário, exposições, lançamento de livros, teatro de rua, shows musicais, performance, encontros e diálogos, atrações artísticas numa programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público.

Nesta edição, coloca em debate a temática “Processos Audiovisuais de Criação” que pretende discutir e revelar os processos de realização dos filmes contemporâneos – as transformações, as tecnologias, o fazer cinematográficos dos cineastas em relação à intenção e processo, os imprevistos, as experimentações e provocações.

Neste ano, o evento presta homenagem ao ator paulistano Marat Descartes – apresentando seu percurso fílmico – uma trajetória progressiva e sólida que ganha o mundo.

A mostra sedia, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Itamaraty para o melhor longa da Mostra Aurora – eleito pelo Júri da Crítica – segmento exclusivo da programação para diretores em início de percurso em longa-metragem – um reconhecimento ao surgimento e presença de novos talentos cinematográficos brasileiros.

Para mais informações, acesse o site oficial da 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes.  Outras informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelo telefone (31) 3282-2366.

Fonte: Portal do MinC