Cartaz exibe Brad Pitt para divulgar filme de protagonista negro

Se dependesse do cartaz de divulgação do filme “12 years a slave” (“12 anos de escravidão”, no Brasil) na Itália, qualquer um diria que o longa se trata de heróis brancos, afinal, quem o estampa é o ator Brad Pitt. Mas “12 anos de escravidão”, conta a história de um homem negro, Solomon Horthup, vivido pelo ator britânico Cliwetel Ejiofor.

A empresa responsável pela distribuição do drama na Itália, BIM Distribuzione, escolheu cartazes em que os rostos de Pitt e Fassbender (outro coadjuvante branco) estão estampados grandes, enquanto o protagonista aparece pequeno, num canto inferior.

Sem declarar nada sobre o caso, a BIM Distribuzione voltou atrás, na terça-feira (24), ao postar no Twitter o cartaz com Ejiofor e a frase: "Aqui para vocês, o pôster final do filme".

Na história do diretor britãnico Steeve McQueen, Solomon Horthup nasce livre em Nova York e é raptado e forçado à escravidão. O ator Mchael Fassbender vive o vilão, proprietário da fazenda onde trabalham os escravos.

Já Brad Pitt, que também é produtor do filme, faz o papel do bom moço branco, um abolicionista. No entanto, dos 134 minutos da película, as cenas em que ele aparece não somam cinco.

com agências