Nigéria está em alerta vermelho após ameaça de ataque terrorista

As Agências de segurança e contrainteligência da Nigéria declararam “alerta vermelho” nesta sexta-feira (27) até início de janeiro, pois receberam um aviso a respeito de que a seita terrorista Boko Haram planeja um grande ataque no país.

De acordo com dados de um organismo policial holandês, a organização fundada por Mohammed Yusuf, em 2001, planeja atentados em grande escala durante a presente temporada natalina e as jornadas festivas de ano novo.

Os supostos objetivos do grupo extremista islâmico, cujo outro nome é Congregação pelo Proselitismo da Guerra Santa, estão na África Central, mas também nos Estados Unidos e Europa.

A autoridade governamental nigeriana encarregada da segurança nacional considerou as advertências e redobrou a vigilância e as medidas antiterroristas em cidades como Abuya (capital do país), Kano, Kaduna e Jos, entre outros centros urbanos no nordeste.

Brigadas adicionais de agentes à paisana e um contingente militar especial foram mobilizados em alto estado de alerta com a missão de frustrar qualquer agressão, explicou o comissionado policial para a Capital Federal, Femi Ogunbayode.

“Sabemos que, infortunadamente, nosso continente é um grande centro de recrutamento para organizações radicais como Al Qaeda, AQMI, Al Shabaab e Boko Haram”, comentou o comissionado.

A tradução do termo Boko Haram em língua hausá é "a educação ocidental é pecado", e o grupo defende a instauração de um estado muçulmano puro regido pela lei da sharia, que ponha fim a tudo o que considera "ocidentalização".

Este ano de 2013 parece ter sido o período de maior impacto do terrorismo africano. Ações de grupos extremistas foram registradas no Mali, Somália, Quênia e Argélia, entre outras regiões do chamado continente negro.

Fonte: Prensa Latina