Paraguai: Partido Colorado se divide e governo fica enfraquecido

A divisão é algo que reina no seio do governante Partido Colorado, apesar de esforços permanentes do presidente do Paraguai, Horacio Cartes, para conseguir a unidade necessária para apoiar suas decisões.

Horacio Cartes anuncia que irá combater guerrilha no Paraguai - EFE

O último exemplo das disputas mostra-se na bancada da organização na Câmara dos Deputados, onde o governo tinha uma amplísima maioria de 45 legisladores, suficiente para aprovar todos os projetos de lei de seu interesse. No entanto, o ano de 2013 acaba com essa bancada dividida.

A luta pelas cotas de poder no aparelho administrativo do Poder Executivo, o imediato lance dos diferentes grupos com vistas às eleições municipais de 2015 e inclusive as discrepâncias com propostas de lei impostas por Cartes são as causas da ruptura.

O primeiro grupo a afastar-se foi o que responde à liderança de Javier Zacarías Irún, ex-rival de Cartes nas internas coloradas de 2012 e na batalha pela candidatura presidencial nessa data. Este setor tem 12 membros na Câmara baixa, e como chefe Walter Harms, deputado pelo departamento de Itapúa, e totalmente leal a Zacarías Irún.

O segundo bloco em apartar-se, e que conforma a bancada "C", está composto por 10 membros "por enquanto", como gostam de dizer os deputados. Seu líder é o apresentador de televisão Danny Durand, o único legislador colorado que desconheceu as diretoras do presidente Cartes no passado 18 de dezembro e votou na contra a incorporação da Venezuela ao Mercosul.

A este setor somaram-se vários congressistas de importância como Oscar Tuma, da Capital; e Mario Cáceres, de Itapúa, presidente da Comissão de Orçamento, que não oficializou sua conformação à presidência do órgão legislativo, mas começou a separar-se do resto.

A bancada original ficou com 20 deputados que ainda respondem à liderança de Villalba, enquanto existem outros quatro congressistas que não definiram ainda a qual grupo se unirão definitivamente.

Enquanto consolidam-se as diferenças políticas e de interesses, os deputados são espelho dos diferentes setores que, na esfera da Junta de Governo do Partido, protagonizam há algum tempo a mesma divisão.

Fonte: Prensa Latina