ONU divulga vídeo com balanço de trabalhos e desafios de 2013

A Organização das Nações Unidas publicou um pequeno documentário sobre a retrospectiva do seu trabalho no ano de 2013. A produção é da TV ONU e a adaptação para o português, do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic Rio de Janeiro).

O ano de 2013 revelou progressos únicos na história das Nações Unidas, como o acordo sobre o Tratado de Comércio de Armas e a união do Conselho de Segurança pela rápida destruição das armas químicas na Síria.

Houve também retrocessos: atentados terroristas em Nairóbi e Boston, por exemplo, serviram de desculpa para se agravar violações de direitos humanos decorrentes da vigilância sobre indivíduos, nações e até líderes globais, como a presidenta do Brasil. O país respondeu liderando uma iniciativa na ONU para combater tais práticas.

Sobre direitos básicos previstos nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), 2013 teve avanços no combate à fome. Mas as contradições prevalecem: no mundo, o número de pessoas com um celular é maior que o de pessoas com saneamento básico.

A retrospectiva de 2013 traz a esperança de que as metas previstas para 2015, apesar dos enormes desafios, sejam cumpridas. Mas também servem como base para se pensar um nova agenda global.

Confira também as imagens pelo mundo, selecionadas pela ONU Brasil, e assista ao vídeo a seguir:

Fonte: Unic-Rio