Putin realiza reunião em Volgogrado sobre terrorismo

O presidente russo, Vladimir Putin, reuniu-se nesta quarta-feira (1º/1) em Volgogrado com representantes dos órgãos de segurança do país, para realizar uma análise da luta contra o terrorismo e a implementação de medidas contra esse flagelo transnacional.

Putin condenou como crime abominável os recentes atos terroristas nessa cidade, que não admitem justificativa nenhuma, "por atentarem contra a população civil e em particular contra mulheres e crianças", afirmou.

Domingo passado uma bomba de 10 quilogramas de dinamite explodiu na estação central ferroviária, em Volgogrado, matando 17 pessoas e deixando outras 40 feridas em diversos graus.

Quase 24 horas depois, outro atentado num ônibus elétrico deixou 15 mortos e 28 feridos. A cifra de hospitalizados chegou a 48 nas últimas horas.

"Esses crimes não precisam de comentários adicionais", opinou Putin ao abrir a reunião com os titulares dos serviços de segurança, de Interior, a nível federal e regional; bem como com o governador de Volgogrado, Serguei Bojienov; e a ministra de Saúde, Veronika Skvortsova.

O dirigente comparou como os grupos especiais priorizam a preservação da vida e a segurança da população civil durante suas missões, e aqui tem sido o contrário, expressou, em referência às vítimas das ações terroristas.

No último trimestre de 2013, a cidade do rio Volga, ao sul, foi cenário de três atentados ao transporte público terrestre.

No dia 21 de outubro, uma suicida detonou uma bomba num ônibus de passageiros, com saldo de sete mortos e 40 feridos.

Putin obteve dos organismos apropriados informação detalhada sobre a luta contra o terrorismo em cada região da Federação e propostas de medidas concretas para enfrentar esse problema de envergadura global.

Instruiu as autoridades do Governo de Volgogrado, e de Saúde, a prestar o máximo de ajuda aos danificados.

O chefe de Estado realizou depois uma reunião particular com o diretor do Serviço Federal de Segurança, Alexander Bortnikov; e o ministro de Interior, Vladimir Kolokoltsev, informou a agência de notícias ITAR-TASS.

Mais de três mil policiais e voluntários participam da operação Vikhr-Antiterror pelo terceiro dia consecutivo, com apoio de cães, que consiste de inspeção de moradias, porões, coberturas e lugares abandonados.

A operação também abrange terminais de ônibus e estações ferroviárias da cidade, segundo o ministério de Interior. Cerca de 105 alvos sociais são mantidos sob segurança reforçada.

Fonte: Prensa Latina