Festival de cinema paraguaio aborda questões da mulher

A próxima edição do Festival Internacional de Cinema do Paraguai terá como temática e lema central a problemática contemporânea relacionada à vida da mulher na sociedade. Segundo o diretor e fundador, Hugo Gamarra, na 23ª edição o festival contará com uma série de conversas, debates e exposição dos filmes programados.

O Festival vai fomentar o debate público de alguns dos problemas graves que sofrem as mulheres não só no Paraguai, mas em outros países, como a violência doméstica, a discriminação, a exploração sexual entre outros.

Gamarra adiantou que o evento materá, pelo segundo ano consecutivo, o Concurso de Roteiro Roa Cinero, que leva o nome de Augusto Roas Bastos, roteirista, apaixonado por cinema e um dos mais importantes escritores paraguaios.

O classificado em primeiro lugar no Festival vai receber o valor de US$1 mil e terá seu roteiro publicado. Os demais finalistas também publicarão os roteiros.

A escolha dos temas é, certamente, uma das principais características do concurso, o mais antigo evento cultural internacional de Assunção. Na edição anterior a temática era Direitos Humanos, “o que procuramos, ao escolher um tema, é despertar o interesse do público sobre a maneira como o cinema o trata”, explicou Gamarra.

Fonte: Prensa Latina