Paraguaios começam 2014 com custo de vida mais caro

O custo de vida mais alto é uma das principais preocupações do povo paraguaio para 2014. A passagem do transporte coletivo já aumento em 20%, o aumento dos juros bancários também já entrou em vigor e o preço do combustível deve subir em breve.

No caso do aumento dos combustíveis sabe-se o que isso significará para a população mais pobre em um país como o Paraguai onde as empresas privadas controlam todas as atividades comerciais e de serviços. Todos os custos serão pagos pelo público consumidor.

Por exemplo, mesmo sem o aumento do combustível já ter entrado em vigor, alguns elementos de primeira necessidade, como a panificação, já aumentaram em 20% e ameaçam subir ainda mais. Outros artigos alimentícios também já apresentam preços maiores.

Reportagens da imprensa local já falam sobre a necessidade de replanejar os custos da energia elétrica, serviços telefônicos e outros setores realmente essenciais que fazem parte dos principais gastos da população.

Silenciosamente, outros aumentos já estão materializados fora do controlo oficial e isso se faz sentir na economia. Por outro lado, se viu aprovar uma Proposta Nacional onde o aumento do salário mínimo foi excluído.

Fonte: Prensa Latina