Correa alerta sobre boicote ao processo de paz na Colômbia

A revelação do jornal The Washington Post sobre a suposta participação da CIA no ataque de Angostura em 2008 no Equador tem implícito o objetivo de danificar o processo de paz na Colômbia, ratificou nesta quinta-feira (2) o presidente equatoriano, Rafael Correa.

“Para mim, é uma tentativa da extrema direita colombiana, estadunidense e internacional para boicotar esse processo. É a notícia mais importante da última década na América Latina”, assegurou, durante uma coletiva de imprensa.

O chefe de Estado acrescentou ainda que essas declarações preveem afetar as relações do Equador com os Estados Unidos e com a vizinha Colômbia. “Fica claro que a extrema direita colombiana – normalmente vinculada com os paramilitares e com os narcotraficantes de Medellín – não quer a paz”, apontou.

“Eles são partidários da guerra. Nós devemos defender, por sobre todos os meios, a paz” indicou o presidente.

Ao referir-se à convocação realizada pela chancelaria equatoriana ao embaixador estadunidense Adam Namm, para que explique a participação da Agência Central de Inteligência (CIA) em Angostura, Correa assinalou que o Equador seguirá esperando a resposta.

“O país foi bombardeado de maneira injusta por um acampamento guerrilheiro infiltrado em nosso território”, expressou. “Tomara que se compreenda a gravidade dessa situação”, advertiu.

“Ainda que Namm tenha expressado que os Estados Unidos não dão declarações sobre questões de inteligência, seguiremos esperando a resposta e reagiremos no momento oportuno”, disse Correa.

Fonte: Prensa Latina