Quebra-gelo chinês que ajudou em resgate fica preso na Antártida

O quebra-gelo chinês Xuelong, de onde partiu o helicóptero que resgatou os 52 passageiros do barco científico russo Akademik Shokalskiy atolado nos gelos da Antártica passa neste sábado (4) pela mesma situação, segundo o que informou a imprensa chinesa em Pequim.

O movimento do Xuelong (Dragão Nevado em chinês) foi bloqueado depois de dois dias do resgate por um iceberg de um quilômetro de comprimento, que se movimenta para o nordeste, de acordo com jornalistas da Xinhua a bordo do Xuelong.

O capitão do quebra-gelo chinês, Wang Jianzhong, disse que as condições das marés são extremamente complexas e mudam com rapidez a posição do iceberg e dos gelos flutuantes.

Depois do fracasso de uma tentativa de escape recente, o Xuelong tentará a manobra sobre o gelo depois que o gigantesco iceberg se afastar, explicou Wang,

A Autoridade de Segurança Marítima da Austrália, segundo a Xinhua, confirmou que não existe perigo imediato para o pessoal a bordo da embarcação chinesa, que conta com suprimento para várias semanas.

O presidente Xi Jinping pediu que todos os cuidados para assegurar a vida dos passageiros do Xuelong sejam tomados e o premiê Li Kegiang pediu que a tripulação mantenha a calma.

Fonte: Prensa Latina