Campanha pela libertação dos 5 cubanos chega ao Twitter 

Internautas em todo o mundo farão neste domingo (5) tuitaço em apoio ao movimento global para a libertação imediata e incondicional dos Cinco Cubanos presos em nos Estados Unidos desde 1998. 

A iniciativa virtual foi convocada pelo Comitê Internacional pela Liberdade de Gerardo Hernández , Ramón Labañino , Antonio Guerrero e Fernando González. Esses homens e seu compatriota René González, que está livre, foram presos no dia 12 de setembro de 1998.

René González foi libertado da prisão em outubro de 2011, depois de cumprir sua pena e voltou para casa em maio passado.

O tuitaço deste domingo é o início dos 2.014 atividades globais de apoio à causa dos combatentes cubanos e será realizada sob a tag # ObamaLiberalos5Ya ; ! # ObamaFreetheFiveNow ; ! # ObamaGivemeFive e # ObamaGestoHumanitarioxlos5!.

O Comité apela também à comunidade internacional para se comunicar por telefone, fax ou e-mail e cartões postais para a Casa Branca para pressionar o presidente Barack Obama para liberar contraterrorismo e autorizado a regressar à sua terra natal.

Ação anterior

O tuitaço ano passado juntou-se às vozes de milhares de pessoas, partidos políticos, meios de comunicação e organizações sociais em países como Brasil, Colômbia, Canadá, Espanha, Bolívia , Alemanha e Venezuela , entre outros.

Muitos comentários sublinharam que, se Obama quisesse, os quatro cubanos estariam livres e poderiam voltar para sua terra natal.

Outros os tweets pediram  ao presidente dos EUA para honrar pelo menos uma vez o Prêmio Nobel da Paz concedido a ele e acabar com o encerramento , bem como as violações dos direitos humanos desses homens .

Fonte: Prensa Latina