Laos promove concentração de fábricas em parques industriais

O governo do Laos incentiva atualmente os investimentos em fábricas que se concentrem nos parques industriais estabelecidos no país, para melhorar a proteção do meio ambiente, de acordo com o ministério do setor.

O diretor geral do departamento encarregado dessa orientação, Manohak Rasachack, disse que por esse motivo foi introduzida no mês passado uma emenda à lei de processamento industrial na sessão parlamentar, que, já aprovada, entrará em vigor nos próximos três meses.

O novo texto facilitará o estabelecimento de fábricas em tais zonas especiais, que estarão equipadas com sistemas de proteção ambiental capazes de evitar problemas relacionados com a água, o ar e barulho.

Seus defensores argumentam que, fora dos parques industriais, seria mais caro atingir esses objetivos devido à falta de condições tecnológicas para encarar o problema em cada lugar separadamente.

Uma das mais bem sucedidas áreas deste tipo, na província de Savannakhet, concentra um número de instalações produtivas de muitos países, entre os quais se destacam as do Japão, da Tailândia e da China.

Para promover a tendência, os empresários desfrutarão de uma série de incentivos como reduções ou isenções de impostos e outras disposições para viabilizar os serviços de importação e exportação de artigos, explicou o organismo estatal.

Fonte: Prensa Latina