Investigação sobre morte de Salvador Allende é encerrada no Chile

O Supremo Tribunal chileno confirmou a extinção do processo sobre a morte do ex-presidente Salvador Allende, falecido em 11 de setembro de 1973. Com a decisão, está encerrada a investigação iniciada há três anos pelo ministro Mario Carroza, para saber se houve participação de outras pessoas.

Investigação sobre morte de Salvador Allende é encerrada no Chile - Wikicommons

O tribunal ratificou a decisão do juiz, que concluiu que o ex-presidente se matou no Salão Independência do Palácio La Moneda, sede do governo chileno, com um fuzil AK-47. Para chegar à conclusão, o juiz Carroza contratou perícias que incluíram a exumação do corpo de Allende e análise de peritos chilenos e estrangeiros.

A investigação está entre os 726 casos de supostas violações aos direitos humanos durante a ditadura de Augusto Pinochet que nunca haviam sido investigadas.

Padre francês

De acordo com a AFP, o juiz da Corte de Apelações de Santiago, Mario Carroza, ditou um procedimento em massa contra oficiais e suboficiais reformados da Força Aérea do Chile, pelo desaparecimento em 1973 do ex-padre francês e militante do Partido Socialista Etienne Pesle de Menil.

O francês Etienne Pesle de Menil está desaparecido desde 19 de setembro de 1973, quando se encontrava na cidade de Temuco, sul de Santiago. Ele foi detido por militares quando se encontrava nas dependências do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário, onde trabalhava.

Por seu desaparecimento, a justiça ordenou a prisão dos oficiais, suboficiais e oficiais de reserva Emilio Sandoval, Enrique Rebolledo, Luis Soto, Leonardo Reyes, Luis Yáñez, Jorge Soto, Jorge Valdebenito, Heriberto Pereira e Crisóstomo Ferrada.

Fonte: Opera Mundi