Juventude em luta pela educação e integração na América Latina

Durante o 18º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, realizado em Quito, no Equador, em dezembro do ano passado, a União Nacional dos Estudantes levou para os debates a experiência de lutas dos brasileiros em defesa da educação.

A UNE destacou avanços e vitórias como a conquista da destinação do dinheiro da exploração do petróleo nacional para a educação e a pressão para que o governo amplie políticas que tem democratizado o acesso nos últimos anos, permitindo o ingresso de jovens de baixa renda no ensino superior.

Os estudantes brasileiros também tiveram a oportunidade de compartilhar experiências sobre a educação na América Latina. No vídeo abaixo, alguns líderes estudantis da Colômbia, Cuba, Chile e Venezuela contam um pouco sobre como está hoje e quais são os desafios atuais de seus sistemas educacionais.

O vídeo traz também uma mensagem do ministro da Juventude da Venezuela, Héctor Rodrigues, na qual ele destaca a importância de se construir “uma grande pátria sul-americana, onde reine a justiça, a igualdade e o amor”. Héctor destaca que é preciso um mundo onde todos possam viver em situação de justiça.

Fonte: UNE