Senado vai discutir condições dos presídios no Maranhão 

A crise no sistema penitenciário do Maranhão preocupa a presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, senadora Ana Rita (PT-ES). Depois das mortes de detentos e dos ataques a ônibus na capital, São Luís, Ana Rita anunciou, em entrevista à Rádio Senado, as medidas que a CDH vai tomar na volta dos trabalhos do Congresso, na primeira semana de fevereiro. 

“Nós vamos solicitar informações ao governo do Maranhão para que possamos tomar as devidas providências, principalmente junto ao Ministério da Justiça. A situação no Maranhão é muito grave, mas é preciso que tenhamos informações um pouco mais detalhadas”, disse.

Leia também:
ONU pede ação imediata para restabelecer a ordem no Maranhão

A ordem para que quatro ônibus de São Luís fossem incendiados teria partido de dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde a briga entre facções de presos provocou a morte de mais de 60 detentos desde o início de 2013, segundo entidades de defesa dos Direitos Humanos. Pelo menos três presos foram decapitados.

Os ataques aos ônibus teriam sido uma represália à ocupação do presídio pela tropa de choque da Polícia Militar. Uma menina de seis anos morreu depois de ter mais de 90% do corpo queimado.

O Alto Comissariado para Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu uma ação imediata contra a violência no Maranhão.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado