PCdoB defende que vice na chapa majoritária seja uma mulher

Partido da base e participante ativo nas discussões pela formação da chapa majoritária liderada pelo PT, o PCdoB tem defendido a necessidade de uma presença feminina na disputa eleitoral desse ano. Como os candidatos a governador (Rui Costa – PT) e senador (Otto Alencar – PSD) já foram definidos, a ideia é de que o cargo de vice, o único que resta, seja ocupado por uma mulher.

De acordo com o presidente estadual do Partido, o deputado federal Daniel Almeida, a escolha por uma vice-governadora representaria bem o perfil da chapa que está sendo construída, que, apesar de ser uma continuação de um projeto político, traz mudanças de lideranças e renovação de ideias.

“Queremos que a escolha simbolize e sinalize essa renovação. As mulheres compõem a maioria da população brasileira e dos eleitores. Nós dirigimos o Brasil liderados por uma mulher. A participação da mulher na política é muito pequena e levar em conta isso é de fundamental importância, nesse momento”, argumenta Daniel Almeida.

Além disso, o PCdoB tem proposto que a escolha do nome seja feita dentro do próprio partido, conhecido, também, pela luta em prol do empoderamento feminino. “Queremos ajudar na formação desse perfil apresentando nomes de mulheres. Nós temos nomes de muita qualidade, entre eles o da deputada [federal] Alice Portugal e outros, que poderiam dar essa contribuição ao nosso projeto”, continua.

A notícia da possibilidade de indicação do nome de Alice Portugal para a vaga, inclusive, já circula na imprensa. Durante uma entrevista na rádio Metrópole, na última quinta-feira (9/1), a parlamentar foi questionada sobre isso, mas negou já exista alguma decisão definitiva.

“Eu nunca recebi convite. Vamos conversar sobre isso se me procurarem, mas, até então, sou candidata a deputada federal”, assegurou Alice.

De Salvador,
Erikson Walla