Evaldo Lima propõe criação do Memorial da Resistência à Ditadura

Em reconhecimento à luta do povo brasileiro na redemocratização do país, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) apresentou o projeto de lei nº 373/2013, que cria o Memorial da Resistência à Ditadura Militar, celebrando a resistência civil ao Golpe Militar de 1964. A homenagem, conforme a proposta, será construída na Praça José de Alencar, no Centro de Fortaleza.

“A história, da luta pelos direitos civis e pela liberdade após o golpe de’ 1964 no Brasil, é emblemática para todo o País, sendo merecedora da preservação e discussão da louvável resistência de diversos setores da sociedade”, justifica Evaldo Lima na proposta. O parlamentar faz referência aos militantes que arriscaram as suas vida na redemocratização do país, entre os cearenses temos Bergson Gurjão e David Capistrano, vítimas da Ditadura Militar.

“O memorial alencarino dedicado à resistência à ditadura militar será também um marco em nossa cidade, em todas as lutas atuais ou passadas, onde à Democracia e a liberdade sejam a principal pauta do grito dos irresignados”, apontou.

O projeto estabelece ainda que Prefeitura Municipal de Fortaleza poderá firmar parcerias público-privadas na construção do Memorial. A matéria encontra-se na Comissão de Legislação, Justiça e da Cidadania sob a relatoria do vereador Didi Mangueira (PDT).

Fonte: Câmara de Fortaleza