PNAD apresenta dados inéditos sobre mercado de trabalho

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza nesta segunda-feira (13), seminário para jornalistas sobre a metodologia da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), cujos primeiros resultados sobre o tema trabalho serão divulgados na próxima sexta-feira (17), com dados inéditos, apresentando informações trimestrais para Brasil e grandes regiões. 

Nesta primeira divulgação haverá informações para os quatro trimestres de 2012 e para os dois primeiros trimestres de 2013. Os demais resultados serão divulgados até dezembro de 2014, conforme cronograma apresentado no quadro abaixo. 

De acordo com o IBGE, a nova metodologia irá substituir as atuais Pesquisa Mensal de Emprego (PME) e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), potencializando os resultados produzidos por ambas. O obejtivo é produzir informações contínuas sobre a inserção da população no mercado de trabalho, segundo características tais como idade, sexo e nível de instrução. A pesquisa permitirá também o estudo do desenvolvimento socioeconômico do país através da produção de dados anuais sobre outras formas de trabalho, trabalho infantil, migração, entre outros.

Atualmente, o IBGE produz informações mensais sobre trabalho e rendimento por meio da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), que investiga seis regiões metropolitanas: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Porto Alegre. Já a PNAD, que disponibiliza estas informações englobando o país inteiro, é realizada anualmente e não possui caráter de acompanhamento de curto prazo ou conjuntural.

O IBGE informou ainda que os indicadores conjunturais de mercado de trabalho serão divulgados trimestralmente. Já os temas estruturais, como educação e migração, terão periodicidade anual. A PNAD Contínua permitirá também aprimorar o levantamento anual de informações sobre temas ligados ao mercado de trabalho e que não são de curto prazo, como trabalho infantil. Temas suplementares poderão ser investigados e divulgados com outra periodicidade.

Da Redação em São Paulo
Com informações do IBGE