Governo brasileiro irá acompanhar promessa de Obama sobre NSA

O porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, informou neste domingo (19), que o governo brasileiro analisou detidamente o anúncio do presidente Barack Obama de mudanças na atuação da NSA, a agência de segurança norte-americana. “É um primeiro passo. O governo brasileiro irá acompanhar com extrema atenção os desdobramentos práticos do discurso”, disse Traumann. 

Governo brasileiro irá acompanhar promessa de Obama sobre NSA - Borja Montoro

Segundo nota publicada no Blog do Planalto, o governo brasileiro ponderou a decisão anunciada por Barack Obama na última sexta-feira (17), quando o presidente dos EUA declarou que vai impulsionar reformas na Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês).

Na declaração oficial do Palácio do Planalto, Traumann considera o anúncio de Obama como um “primeiro passo”, mas afirma que o governo brasileiro analisou "detidamente" o anúncio de Obama sobre mudanças nos serviços de vigilância virtual.

Meios de comunicação repercutiram a fala do presidente norte-americano como uma resposta às revelações do ex-técnico NSA, Edward Snowden, de que os Estados Unidos monitoraram outros governos, entre eles o da presidenta Dilma Rousseff e da chanceler da Alemanha, Angela Merkel. A Petrobrás e o Ministério de Minas e Energia também foram alvos da espionagem norte-americana.

Durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro do ano passado, a presidenta fez duras críticas à espionagem norte-americana, a qual classificou como "violação dos direitos humanos".

Da Redação do Vermelho,
Com informações do Blog do Planalto