Bancários da CTB querem regulamentar sistema financeiro nacional

A Coordenação dos Bancários da CTB se reuniu nesta quarta-feira (22/01), em Salvador, para discutir a realização do Seminário Nacional dos Bancários Classistas, que acontece nos dias 15 e 16 de março. De acordo com o diretor Eduardo Navarro, o objetivo foi discutir a participação da categoria na campanha salarial nacional e unificada.

Para Navarro, é fundamental que os bancários antecipem o encaminhamento das lutas porque este ano é um ano chave e as discussões enriquecem nossa participação para avançar nas reivindicações que estarão na mesa de negociações.

Emanoel Souza, presidente da Federação dos Bancários dos Estados da Bahia e Sergipe, explica que como este ano tem eleição “importante colocar nas ruas a campanha salarial o quanto antes e a CTB Bancária deve ser protagonista em pautar o debate sobre a regulamentação do sistema financeiro nacional, de forma a garantir mais transparência e comprometimento com o desenvolvimento do país”.

Isso significa um embate importante sobre a questão dos juros básicos que o Comitê de Política Monetária (Copom), ligado ao Banco Central do Brasil, aumentou sete vezes consecutivas e subiu de 7,5% ao ano, em abril do ano passado, para 10,5% ao ano este mês, durante a primeira reunião do ano.

Emanoel Souza ressaltou a importância da reunião e posteriormente do seminário para “organizar em âmbito nacional a Coordenação dos Bancários da CTB e assim sistematizar nossas reivindicações e encaminhá-las para o movimento que se deflagrará no país em breve”.

De Salvador,
Maiana Brito, com Portal CTB