Aldo Arantes debate meio ambiente e reforma política no FST-2014

Neste sábado (25), Aldo Arantes, secretário Nacional do Meio Ambiente do PCdoB, participará de debate sobre o tema: Justiça Social e Ambiental, ainda sem local definido, espaço que compõe a programação do Fórum Social Temático 2014 (FST-2014), que ocorre em Porto Alegre, entre os dias 21 e 26 de janeiro. Em entrevista ao jornalista Cezar Xavier, Arantes falou sobre suas expectativas e sobre o temas que irá defender durante o evento.

"A política ambiental que o PCdoB defende parte doe uma série de pressupostos, entre eles, a dimensão de classe e a dimensão nacional que possui a pauta do meio ambiente", pontuou o Arantes, que também compõe o Comitê Central do PCdoB. Ele destacou que "a questão ambiental é parte de um processo mais abrangente, o qual não deve ser tratado como um fator isolado".

Arantes informou que durante o FST-2014, os comunistas irão defender a proposta da cidade sustentável, esquadrinhando a influência do neoliberalismo através da mercantilização dos bens públicos. 

Ouça também:
Seminário inaugura participação da CTB no Fórum Social Temático
Liège Rocha: FST é o espaço propício para a luta de ideias
Edson França: Fortalecer o FST significa fortalecer a luta social

"Essa mercantilização dos bens públicos traz graves consequências para o desenvolvimento das cidades. No Brasil, os problemas urbanos (transporte coletivo, educação e saúde pública) são exemplos da influência de um sistema nocivo ao desenvolvimento das cidades. Neste Fórum, nossa proposta é debater essas questões e pensar soluções que elevem a qualidade de vida na cidades", afirmou o dirigente.

Reforma Política

Ele acrescentou que outro tema que será debatido é a luta pela reforma política. "Sem dúvida nenhuma a reforma política será uma grande pauta em 2014. Não só pela defesa dos movimentos sociais que tomaram as ruas em 2013, mas também porque é preciso definir que tipo de reforma política atende aos interesses do povo brasileiro. A nossa defesa e por uma reforma política democrática", lembrou Arantes.

Alma em Fogo

Também nesta sexta-feira (24), Aldo Arantes lança seu livro de memórias Alma em Fogo, memórias de um militante político, em Porto Alegre. O lançamento ocorre a partir das 12 horas, no Memorial do Rio Grande do Sul, à Rua Sete de Setembro, 1020, na Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre (RS).

*Cezar Xavier é jornalista da Fundação Maurício Grabois.

Ouça a entrevista na Rádio Vermelho: