Após grande manifestação, sem-tetos são recebidos por Alckmin

Depois de uma manifestação com quase 10 mil pessoas, próxima ao Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) foi recebido pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, nesta quarta-feira (22). Foram duas horas de marcha, que começou por volta das 9h e os manifestantes elegeram uma comissão com dez representantes de diferentes ocupações para a reunião.

Por Mariana Serafini, do Portal Vermelho

manifestação movimento sem teto

As principais reivindicações do Movimento eram investimentos em um programa de moradia do Governo do Estado, pagamento de auxílio aluguel, restabelecimento do fornecimento de água na região sul da cidade – principalmente nas vilas Embu das Artes e M Boi Mirim – além da ampliação da Linha 5 do Metrô até o Jardim Ângela.

De acordo com o comunicado oficial do MTST, as pautas foram encaminhadas e o governador garantiu apoio técnico para viabilizar um projeto habitacional nas ocupações Vila Nova Palestina e Faixa de Gaza. Encaminharam ainda a pauta que assegura auxílio moradia para as famílias em situação de mais dificuldade nas ocupações Dona Deda e Capadocia.

O comunicado aponta ainda que o MTST não defende apenas o direito à moradia, mas a uma vida digna para os trabalhadores da periferia. Sendo assim, as reivindicações referentes à constante falta de água nos bairros M Boi Mirim e Embu das Artes e à ampliação da Linha 5 do Metrô até o Jd. Ângela foram atendidas. O Movimento vai compor uma comissão de acompanhamento junto à Secretaria de Transportes Metropolitanos.