Edson França: Fortalecer o FST significa fortalecer a luta social

Nesta quarta-feira (22), integrantes da nacional do PCdoB e lideranças de movimentos sociais participaram de reunião, na sede local da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadores do Brasil (CTB-RS), para afinar os últimos detalhes da participação no Fórum Social Temático 2014 (FST-2014), que ocorre em Porto Alegre, de 21 a 26 de janeiro.

Foto: Cezar Xavier
Em entrevista ao jornalista Cezar Xavier para a Rádio Vermelho, Edson França, membro do Comitê Central do PCdoB e presidente da Unegro, falou sobre  as prioridades que devem catalizar as atenções da militância e das lideranças durante o evento.

Segundo ele, a prioridade para esta quinta-feira (23), será a presença em massa para a Marcha de Abertura do FST-2014, que ocorrerá às 15 horas. Outro momento importante apontado pelo presidente da Unegro é a ampla participação na Assembleia de Movimentos Sociais, que ocorrerá neste sábado (25), às 14h.


Ouça também:

Liège Rocha: FST é o espaço propício para a luta de ideias

"O PCdoB compreende esse espaço como uma referência para o pensamento da esquerda. Desse nossa participação objetiva fomentar e ampliar a atividade de ação do Fórum Social Temático. Ele é o contraponto a Davos e mobiliza diversos setores em prol de um desenvolvimento justo e inclusivo. E mais, fortalecer o FST significa fortalecer a luta social travada pelos movimentos e entidades brasileiras", destacou o dirigente nacional.

Foto: Cezar Xavier

O diretor da Fundação Maurício Grabois, Leocir Costa Rosa, que também compõe a direção nacional do PCdoB, também falou à Rádio Vermelho, e destacou que o FST é um ambiente privilegiado de articulação, que fomenta a participação das lideranças sociais de todos país. 

Segundo ele, "as ruas de Porto Alegre serão tomadas pelas bandeiras dos movimentos sociais. Entre elas estão: a defesa da democratização dos meios de comunicação, da democracia de forma ampla, o combate ao preconceito e ao racismo, a reforma política, meio ambiente, o combate à violência contra a mulher, entre entre muitas outras", enumerou.

*Cezar Xavier é jornalista da Fundação Maurício Grabois.

Ouça a entrevista na Rádio Vermelho: