Encontro sindical Nossa América é convocado para maio em Cuba

O Portal da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) informou nesta quarta-feira (22) sobre a convocação do 6º Encontro Sindical Nossa América (ESNA). Este ano, a reunião se realizará nos dias 3 e 4 de maio, na capital cubana, Havana.

Em documento assinado pelos dirigentes sindicais Juan Castillo, Raymundo Navarro, Víctor Mendibil, João Batista Lemos, Freddy Franco e Leonardo Batalla, o grupo coordenador do ESNA convoca todas as entidades sindicais do continente para defender os interesses da classe trabalhadora e aprofundar as mudanças.

A convocatória lembra que a iniciativa do Encontro Sindical Nossa América nasceu inspirada em uma ideia do presidente Hugo Chávez Frías, durante o 2º Congresso Bolivariano dos Povos, realizado em Caracas, Venezuela, em dezembro de 2004. Na ocasião, diz o documento, “foi lançado o conceito de conformar uma expressão de integração do movimento sindical latino-americano e de criar uma nova Central Sindical nas Américas, como necessidade para enfrentar as perspectivas que eram oferecidas pela conjuntura da região, além de contar com novos instrumentos para a luta”.

Desde 2008, quando se realizou o primeiro encontro, em Quito (Equador), o ESNA teve lugar em São Paulo (Brasil) em 2009, Caracas (Venezuela) em 2010, Manágua (Nicarágua) em 2011 e na Cidade do México em 2012. Nesses encontros participaram centenas de delegados de organizações sociais e sindicais de diversos países da América Latina e Caribe.

De acordo com a convocatória, a realização do ESNA em Cuba constitui “um reconhecimento e uma expressão de solidariedade com o povo e a Revolução Cubana”. O evento se realizará no contexto da celebração do Dia Internacional dos Trabalhadores, e também no ano em que se comemora o aniversário de 75 anos da Central de Trabalhadores de Cuba (CTC).

Esse evento – finaliza a convocatória – “será uma nova oportunidade para que o movimento social e sindical de Nossa América realize uma análise e reflexão sobre a situação sociopolítica que vive o mundo, avalie e proponha alternativas para enfrentar os impactos que origina a crise que vive o sistema capitalista atual e defina os desafios que devem assumir as organizações sindicais que promovem um sindicalismo sociopolítico de novo perfil”.

Com informações do Portal da CTB