UJS 30 anos: Em defesa do Brasil, da juventude e do socialismo

"UJS 30 anos: Em defesa do Brasil, da juventude e do socialismo", esse será o tema que norteará o Seminário Nacional Preparatório para o 17° Congresso da União da Juventude Socialista (UJS) – acompanhe ao vivo. O evento começa neste sábado (25) e vai até a próxima sexta-feira (31), em São Paulo, no auditório da Unip Vergueiro.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

"Os movimentos sociais ententem que 2014 será uma ano muito importante, e para juventude não é diferente. Desse modo o seminário terá objetivo de preparar a nossa juventude para os principais debates que serão travados no 17° Congresso da UJS", informou André Tokarski em entrevista à Rádio Vermelho.

“A UJS completa 30 anos em seu 17° Congresso. A ideia é contar a historia da UJS, mas não simplesmente. Ela será contada através da história política do Brasil, apontando a luta da juventude e a contribuição que ela deu, e dá, para a transformação do país. Nesse sentido, mergulharemos fundo para entender o processo e as mudanças que o Brasil viveu", externou.

Para o presidente da UJS, o 17º Congresso deverá construir um roteiro de discussões que debata em profundidade Brasil, o socialismo e a juventude, “as mobilizações de junho forjaram uma consciência em muitos jovens brasileiros, a consciência de que lutar vale a pena, nós apresentaremos que esta luta vale muito mais a pena com a UJS”.

"No ano em que o Brasil lembra golpe militar de 1964, que em 2014 completa 50 anos, a nossa juventude reafirma a necessidade de avaançar nas mudanças e de pensar no Brasil dos nossos sonhos. A UJS está compromissada em construir uma grande jornada de lutas da juventude pelo Brasil, pelo desenvolvimento e pela confiança que é possível construir um país mais justo e avançado", sublinhou o dirigente.

Mulheres em luta

A Rádio Vermelho também conversou com Manuela Braga, que compõe a direção nacional do UJS, destacou a importância do Seminário, tanto pela sua diversidade como pela sua proposta de orientação. Segundo ela, "a juventude precisa de solução do tamanho dos problemas do Brasil e é por entender isso que organização, formação e militância sempre deram o tom da juventude brasileira".

Ao ser questionada sobre a realização, neste domingo (26), do debate: “Desafios e Perspectivas da Luta Feminista para a Juventude”, Manuela salientou ser um importante passo para a entidade, especialmente com instituição nominal do Coletivo de Jovens Feministas da UJS. 

"Esse debate contará com grandes presenças. Maria Lygia Quartim de Moraes é Doutora em Ciência Política pela USP, especialista em sociologia clássica e também pesquisadora do Pagu – Núcleo de Estudo de Gênero. É um passo importante para a entidade e para a luta feminista. Uma luta que cosideramos não é apenas justa, mas também atual", acentua a dirigente.

Neste sábado (25), a primeira atividade do evento será a construção de uma mesa que debaterá “A história de lutas da juventude no Brasil”. Ainda no primeiro dia terá discussão sobre a luta pelo socialismo na América Latina do nosso século. 

No domingo (26), às 18h, acontece o debate: “Desafios e Perspectivas da Luta Feminista para a Juventude” e contará com grandes presenças. Maria Lygia Quartim de Moraes é Doutora em Ciência Política pela USP, especialista em sociologia clássica e também pesquisadora do Pagu – Núcleo de Estudo de Gênero

Transmissão

O Seminário contará com transmissão ao vivo pela internet. Todos poderão participar, enviando perguntas e sugestões pela web, durante todas as mesas do evento. Mobilizem a galera e organizem-se em suas sedes regionais. Mais informações sobre a programação acesse aqui.

Ouça também na Rádio Vermelho: