Ban Ki-moon chega a Cuba para participar de cúpula da Celac

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, chegou nesta segunda-feira (27) a Cuba para participar da segunda reunião de cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). O encontro reunirá diversos líderes da região para intensificar o diálogo político e a cooperação entre 33 países. Entre os principais temas a serem abordados estão o combate à fome, pobreza e desigualdade.

Ban Ki-moon, ao chegar à capital cubana, Havana, disse estar interessado em observar as mudanças que ocorrem na ilha e como a ONU pode dar apoio. "Estou muito interessado no processo de mudança que está acontecendo em Cuba e, por isso, tenho muito interesse em conhecer o que está sendo feito e como as Nações Unidas podem apoiar esse processo", explicou o secretário-geral, em uma breve declaração no aeroporto do país.

Leia também:
Editorial: A Cúpula da integração de Nossa América reúne-se em Cuba
Secretário geral da ONU participa em Cuba de Cúpula da Celac
Celac como "zona de paz" é mensagem positiva ao mundo
Dilma Rousseff chega a Havana para participar da reunião da Celac

O secretário-geral falou também do interesse em escutar, durante a participação no encontro, a opinião dos líderes latino-americanos e caribenhos em temas como paz e segurança, direitos humanos e desenvolvimento sustentável. Ele confirmou que se reunirá com o presidente cubano, Raul Castro, ministros e outras autoridades.

Acompanhe aqui a cobertura completa do Vermelho sobre a Celac

A presidenta Dilma Rousseff chegou ontem a Havana, onde participa da reunião da Celac. Ela terá um encontro com Raúl Castro, com quem participará da inauguração da primeira fase do Porto de Mariel, que teve o financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Fonte: Agência Brasil