Evo Morales: "estar em Cuba inspira a luta anti-imperialista”

O presidente boliviano, Evo Morales, chegou a Cuba na tarde de domingo (26), onde deve participar da 2ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Pouco antes de sair para Havana, Morales informou à imprensa que pretende incluir na reunião se comunicados sobre temas especiais. 

Evo Morales: "estar em Cuba é inspira a luta anti-imperialista” - Juvenal Balán/Granma

"A Bolívia conseguiu incorporar comunicados especiais nesta reunião, como as investigações sobre as propriedades medicinais e nutricionais da coca e o direito humano a água", realçou.

O primeiro presidente indígena da Bolívia referiu-se também ao grande interesse de seu governo na busca de oportunidades conjuntas com o Chile para superar os problemas históricos entre ambos os países.

"Queremos melhorar as boas relações entre os povos e, ainda que com alguma diferença política não se possa melhorá-las, nosso grande interesse é que com os diferentes governos trabalhemos por nossos povos", destacou ele. "Somos dois países amigos, vizinhos. Somos dois países irmãos e superando os problemas históricos temos que trabalhar de maneira conjunta pelo bem dos povos do Chile e da Bolívia", disse Morales.

Leia também:
Editorial: A Cúpula da integração de Nossa América reúne-se em Cuba
Dilma Rousseff chega a Havana para participar da reunião da Celac
Ban Ki-moon chega a Cuba para participar de cúpula da Celac
Celac como "zona de paz" é mensagem positiva ao mundo

Bolívia apresentou em 2013 uma demanda contra o Chile ante a Corte Internacional de Haia, com a intenção de que o mesmo exorte Santiago a negociar uma saída ao mar para La Paz.
O Chile arrebatou da Bolívia 120 mil quilômetros quadrados de territórios e 400 quilômetros de costa ao Pacífico depois de uma invasão que se iniciou em fevereiro de 1879.

Em sua chegada a Cuba, Evo Morales afirmou estar “muito feliz de estar na terra de José Martí”. Segundo o presidente boliviano, “estar em Cuba é sempre uma grande inspiração da luta anti-imperialista”.

Acompanhe aqui a cobertura completa do Vermelho sobre a Celac

O chefe de Estado sublinhou ainda que a Celac é “uma integração para a liberação da América Latina e Caribe” e disse que a reunião irá gerar mais políticas sociais para os povos da região.

Assista a chegada de Evo Morales a Cuba (em espanhol):

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina