SUS e 4ª Conferência marcam Encontro da Saúde da CTB no FST

A CTB organizou, na noite de quarta-feira (22), um importante encontro sobre a saúde do trabalhador com o objetivo de compartilhar e aplicar conhecimentos na defesa e proteção da saúde e do trabalho em prol do desenvolvimento sustentável e soberano do país.


Foto: CTB-RS

A atividade fez parte da programação do Fórum Social Temático, que acontece em Porto Alegre até o dia 26 de janeiro. O evento foi coordenado pela Secretária da Saúde da CTB-RS, Débora Melecchi, e pela Secretária Nacional da CTB, Elgiane de Fátima Lago.

Na abertura, Débora agradeceu a presença dos participantes vindos, em sua maioria, do interior do Rio Grande do Sul e de estados como Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, e Rio de Janeiro. “Este encontro tem uma importância muito grande, afinal é ano de Copa do Mundo, de processo eleitoral, e estamos na realização das etapas da 4ª Conferência Nacional da Saúde do Trabalhador. É importante esse debate para estarmos organizados nos nossos estados e municípios a fim de intervir nesta conferência. Temos desafios nesse processo. O primeiro é pensar a conferência como de todos. A classe trabalhadora precisa se fazer presente junto ao controle social. A CTB-RS está participante da comissão organizadora da 3ª Conferência Estadual na pessoa da Inque Schneider. Outra questão é que quando discutimos a saúde do trabalhador não podemos nos esquecer que completamos no ano passado os 25 anos da saúde como um direito de todos nós e dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) temos princípios e diretrizes fundamentais que precisamos nos apropriar. Buscando sempre uma saúde para todos de forma igual”, afirmou a Secretária da Saúde da CTB-RS.

O vice-presidente da CTB Nacional, Nivaldo Santana, também participou do Encontro e comunicou os participantes da atividade que o presidente nacional da CTB, Adílson Araújo, afirmou recentemente que a Saúde será colocada no topo da agenda da CTB. A vereadora Jussara Cony (PCdoB), foi a primeira palestrante e fez um resgate histórico do SUS, afirmando que a saúde segue sendo um desafio no Brasil. “Precisamos lutar para que o nosso Sistema Único de Saúde atinja o padrão de oferecer vida com qualidade e morte com dignidade. É inaceitável convivermos com falta de medicamentos e tratamentos, como a quimioterapia. O SUS deve ser encarado como uma política pública de Estado”, defendeu.

A coordenadora de Mulheres da Fetag-RS e diretora da CTB-RS, Inque Schneider, iniciou sua apresentação afirmando que a saúde é uma forma de chamar os agricultores para dentro dos sindicatos. “No campo, temos dificuldade de acesso a hospitais e postos de atendimento. Além disso, muitas vezes os trabalhadores rurais não têm condições financeiras para pagar as despesas hospitalares”. Inque também falou que o surgimento do SUS aumentou e facilitou as possibilidades de tratamento para os rurais, contudo apontou que muitos apesar de terem a carteirinha do Sistema não sabem o que fazer com ela. Uma informação preocupante tendo em vista que, segundo a coordenadora, apenas 60% dos agricultores têm seguros de saúde. “Aproximadamente, 40% dos rurais dependem do SUS. Precisamos garantir maior fiscalização nos hospitais mais próximos das comunidades e ampliar o programa saúde de família. Acreditamos que se somarmos forças podemos dar um passo diferente na saúde, principalmente, no que diz respeito à prevenção para não termos que sempre remediar. Afinal não há qualidade de vida sem saúde”, finalizou Inque Schneider.

O presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e dirigente da CTB Nacional, Ronald Ferreira dos Santos, além de abordar a 4ª Conferência, fez sua fala em cima das manifestações populares que marcaram o ano passado. “Em junho, as ruas mostraram que o principal problema do Brasil é a saúde. Precisamos defender o direito à saúde, como forma de defendermos o direito à vida”. O último palestrante da noite foi o Secretário de Relações Internacionais da FITMETAL, Francisco José Souza e Silva, que apresentou um panorama geral sobre os cenários e desafios da saúde do trabalhador e divulgou dados alarmantes: de 2007 a 2012, foram registrados mais de 250 mil acidentes graves no Brasil. Infelizmente, os números veem crescendo, a explicação para isso, segundo o secretário, é que hoje as denúncias estão sendo mais freqüentes e existe maior fiscalização, contudo a situação segue sendo preocupante no país.

No final do Encontro, Débora Melecchi fez a leitura de uma carta-documento que será enviada para os presidentes nacional e estadual da CTB e, em breve, será divulgada a todos.

Fonte: CTB-RS