Aniversário de Henfil será comemorado no Museu da República do RJ

Se estivesse vivo, o cartunista Henfil completaria 70 anos no dia 5 de fevereiro. Para comemorar a data, o Instituto Henfil e a ONG Henfil Educação e Sustentabilidade vão realizar nesse dia um evento com a presença de nomes como o ator e diretor Paulo Betti, o jornalista Tárik de Souza e o músico Nelsinho Rodrigues. 

Henfil

Eles irão compor uma mesa-redonda com breves falas sobre a memória e a relevância artística, cultural e política da obra do Henfil, a ser realizada no Museu da República do Rio de Janeiro, às 19 horas.

Além das homenagens, o evento também será marcado pela apresentação de novos números da Coleção Fradim, que a ONG Henfil Educação e Sustentabilidade começou a relançar em 2013 com o selo comemorativo "25 Anos sem Henfil – 'Morro, mas meu desenho fica'". A série, composta por 31 revistas lançadas originalmente entre 1970 e 1980 pelo cartunista, ganhou uma adicional edição zero e já conta com 12 revistas relançadas na íntegra, com previsão de disponibilização dos demais números até o final do mês de fevereiro, comemorativo dos 70 anos.

Henfil. História em Quadrinhos



O evento é aberto a frequentadores do Museu, personalidades políticas da região, imprensa, estudiosos e fãs de quadrinhos e convidados especiais.

Como outros dois de seus irmãos – o sociólogo Betinho e o músico Chico Mário, herdou da mãe a hemofilia – que nada mais é que é grupo de doenças genéticas hereditárias que prejudicam a capacidade do corpo em controlar a circulação do sangue ou de coagulação, o qual é utilizado para parar a hemorragia de um vaso sanguíneo, quando é quebrado.
  

A importância da obra do Henfil

Henrique de Sousa Filho, mais conhecido como Henfil (Ribeirão das Neves, 5 de fevereiro de 1944 — Rio de Janeiro, 4 de janeiro de 1988), foi um cartunista, quadrinista, jornalista e escritor brasileiro.

Além de ser criador de alguns dos personagens mais queridos das tirinhas brasileiras, como a Graúna e os fradins Cumprido e Baixim, ou mesmo os mascotes de grandes times de futebol, como o Urubu do Flamengo, Henfil influenciou a vida política e social do país, participando de movimentos políticos importantes, como o da Anistia, e lançando a campanha pelas eleições diretas, cujo bordão "Diretas Já!", inclusive, é de sua autoria.

Prêmios

Em 1981, Henfil ganhou o Prêmio Vladimir Herzog na categoria Artes pelo conjunto de sua obra no veículo: Revista IstoÉ.

Obras publicadas

Diário de um cucaracha (1976)
Hiroshima, meu humor (1976)
Dez em humor (coletânea, 1984)
Diretas Já! (1984)
Henfil na China (1980)
Fradim de Libertação (1984)
Como se faz humor político (1984)

Serviço:
70 anos de Henfil – Morro, mas meu desenho fica
Dia 5 de fevereiro de 2014 – quarta-feira
Horário: 19 horas
Local: Museu da República – Rua do Catete, 153 – Rio de Janeiro

Com informações do Jornal do Brasil e Wikipédia